fbpx

Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) registado em vídeo

Este vídeo mostra um Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) que foi registado durante os trabalhos de vídeo-monitorização de fauna da NOCTULA – Consultores em Ambiente.

O Coelho-bravo é uma espécie importante nos ecossistemas mediterrânicos, fazendo parte da alimentação duma ampla gama de predadores, sendo a presa principal de espécies em perigo de extinção, como o Lince-ibérico (Lynx pardinus) e a Águia-imperial (Aquila adalberti).

Existem diferenças consideráveis na dieta alimentar dos coelhos em diferentes locais e estações do ano, embora os coelhos se alimentem principalmente de plantas herbáceas e arbustos, preferindo normalmente as primeiras, apresentando-se o tubo digestivo adaptado a uma alimentação exclusivamente vegetal.

O Coelho-bravo não é um dos animais que acasalam para a vida, é uma espécie polígama, ou seja tem vários parceiros. Em todas as regiões os coelhos são capazes de se reproduzir no ano do seu nascimento.

Apesar de ser menos comum do que já foi, o coelho é ainda frequente em grande parte do território nacional. Durante o dia é mais provável encontrar o Coelho-bravo em áreas de mato, dado que a cobertura vegetal protege a espécie dos ataques potenciais de aves de rapina diurnas. Durante a noite poderá encontrar-se mais frequentemente em áreas de prados ou culturas.

coelho bravo material para a toca(Oryctolagus cuniculus)
Coelho a correr pastagem Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)

Um dos projetos em que utilizámos a técnica de vídeo-armadilhagem foi no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) da Linha Elétrica Caramulo-Tábua (descritor fauna). Durante esse trabalho, um dos registos efetuados foi o de uma família de saca-rabos, veja o vídeo aqui.

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos,  clique aqui.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.