Sever do Vouga minimização de impactes ambientais

Condicionantes ambientais – Licenciamento de Aproveitamento Hidroelétrico

Blog, ProjetosComentários fechados em Condicionantes ambientais – Licenciamento de Aproveitamento Hidroelétrico1284

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo Enquadramento Técnico das Condicionantes Ambientais do processo de licenciamento do projeto de um Aproveitamento Hidroelétrico em Sever do Vouga.

O projeto do Aproveitamento Hidroelétrico em Sever do Vouga contemplava em fase de Estudo de Incidências Ambientais um circuito hidráulico subterrâneo em túnel, a uma profundidade máxima de 70 metros. A população, Juntas de Freguesia e Câmara Municipal demonstraram grandes preocupações com as potenciais incidências negativas que esta solução pudesse provocar, no que diz respeito à afetação dos poços e minas por eventual corte dos lençóis freáticos e ao efeito da utilização de explosivos nas edificações existentes. Neste sentido, o promotor do projeto apresentou uma solução alternativa, que visa minimizar as potenciais incidências negativas e que consistirá na alteração do circuito de forma a que este passe a ser em conduta enterrada, a uma profundidade máxima de 2 metros, com exceção dos últimos 300 metros a jusante do AH.

O Enquadramento Técnico realizado pela NOCTULA teve como objetivo constituir um documento de trabalho entre a equipa de Consultoria Ambiental e o promotor do projeto, de forma a definir estratégias de atuação para as fases seguintes do processo de licenciamento.

A implantação do Aproveitamento Hidroelétrico encontra-se totalmente abrangida pelo PDM de Sever do Vouga. Nesta análise consideraram-se, igualmente, as questões associadas à Reserva Agrícola Nacional (RAN) e à Reserva Ecológica Nacional (REN). Importa ainda dizer que a área em estudo não interfere com nenhum sítio da Lista Nacional de Sítios ao abrigo da Diretiva 92/43/CEE, nem com nenhuma Zona de Proteção Especial (ZPE) ao abrigo da Diretiva 79/409/CEE.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente já desenvolveu vários estudos ambientais na área da energia hídrica, tendo sido responsável pelo estudo de quirópteros (atividade noturna e ocupação de abrigos) no âmbito da elaboração do Relatório de Conformidade Ambiental do projeto de Execução (RECAPE) do Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão. Este trabalho permitiu definir medidas compensatórias e/ou de minimização dos impactes que o Aproveitamento Hidroelétrico terá nestas espécies de morcegos.

Estudo da recuperação da conectividade fluvial e da qualidade ecológica da bacia hidrográfica principal da ribeira de Santa Natália, foi também da responsabilidade da NOCTULA, no âmbito da fase de exploração do Aproveitamento Hidroelétrico de Pego Negro.

pesca elétrica

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts