EDPR e Vestas instalam demonstrador solar híbrido em turbina eólica

Blog, Energia Eólica, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em EDPR e Vestas instalam demonstrador solar híbrido em turbina eólica300

A EDP Renováveis (EDPR) produziu e instalou em conjunto com a Vestas, um demonstrador solar acoplado a uma turbina num parque eólico em Espanha.

O demonstrador híbrido resulta da combinação de uma já existente turbina V112 de 3,0 MW da Vestas, com os 372 kW de um novo módulo fotovoltaico (PV). A potência PV chega à turbina como corrente contínua e é então convertida e transformada pelo sistema ad-hoc de conversão de potência modificada da turbina, a fim de ser exportada para a rede.


Através da combinação do vento e da potência PV, o demonstrador irá aumentar o fator de capacidade, bem como a produção anual de potência da turbina.


O demonstrador explora uma forma de combinar fontes de energia sustentáveis, com vista à crescente necessidade da indústria de produzir energia sustentável e, de uma melhor integração nas redes energéticas.

Para este projeto, a Vestas fez as atualizações necessárias aos controladores, conversores e desenho da turbina e procedeu à instalação de um novo hardware. A combinação do vento e da energia solar através da eletrónica de potência da turbina e a utilização do seu conversor de larga escala implicam um menor número de conversores, pelo que há uma diminuição dos custos de equipamento e, consequentemente, do custo da energia.

Bo Svoldgaard, Vice-Presidente Sénior da Vestas e da área de Inovação e Conceitos explica que “este projeto (…) demonstra como a complementaridade das energias eólica e solar permite reduzir custos e oferecer uma produção de energia estável. O conhecimento adquirido irá acelerar a nossa estratégia de integração e de combinação de múltiplas fontes de energia renovável, visto o mercado estar a apostar em mais energia renovável para o futuro.

Já o Diretor Técnico da EDPR, Bautista Rodriguez, afirma que “o desenvolvimento e funcionamento deste demonstrador é uma boa oportunidade de testarmos algumas das nossas hipóteses relativas às instalações elétricas híbridas do futuro. Além disso, dá-nos a oportunidade de explorar sinergias entre a energia eólica e a solar (…).

Esta iniciativa está em linha com a estratégia de investigação e desenvolvimento (R&D) da EDPR e também com o crescente empenho da Vestas em oferecer soluções energéticas que respondam à crescente necessidade dos clientes no que toca ao equilíbrio entre o fornecimento de energia e a procura da rede.


Mais artigos sobre a EDPR:

  1. EDPR vai reciclar pás das turbinas eólicas com tecnologia R3FIBER

Consulte os serviços que a NOCTULA – Consultores em Ambiente presta na área das Energias Renováveis: clique aqui. Caso necessite de algum tipo de serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico.

Foi responsável pelo desenvolvimento do Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes IIrealizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros.

A NOCTULA também já foi responsável por vários projetos no âmbito de projetos solares fotovoltaicos. Conheça aqui alguns projetos:

1) Estudo de Incidências Ambientais da Central Fotovoltaica de Ovar

2) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira

3) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes

4) Gestão ambiental e acompanhamento arqueológico: Central Fotovoltaica Ovar

Conheça os projetos da NOCTULA – Consultores em Ambiente, aqui: http://noctula.pt/category/estudos-projetos/.


Fontes: EDPRJornal EconómicoVestas

Foto de destaque: Retirada do site da EDPR

Related Posts