fbpx

Como é que conhecemos os hábitos dos animais?

A técnica de vídeo-armadilhagem permite conhecer os hábitos dos animaisacompanhar os mamíferos que existem em determinada área.

A “Vídeo-armadilhagem” de fauna é uma das técnicas que a NOCTULA – Consultores em Ambiente usa frequentemente nos seus estudos de monitorização de sistemas ecológicos.


O material a utilizado nesta técnica é composto por câmaras de vídeo digitais que são ativadas pela deteção de movimento, com disparo inferior a 1 segundo. As câmaras são colocadas em vários locais distribuídos pela área em estudo.

As câmaras não utilizam qualquer tipo de luz para captar as imagens e à noite trabalham com iluminadores de infravermelhos. Deste modo, a maior parte dos animais não se apercebe da sua presença no terreno.

Os vídeos obtidos (com uma duração de 30 segundos cada um) são analisados posteriormente para identificação e quantificação das passagens de indivíduos detetados.

Apesar de ser uma técnica utilizada para detetar a presença de mamíferos, muitas vezes conseguimos registar outros grupos de animais, como por exemplo aves.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para todos os grupos de mamíferos terrestres, ajustados à realidade de cada empresa e com o intuito de maximizar a sua eficiência. Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000.

Um dos projetos em que utilizámos a técnica de vídeo-armadilhagem foi no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) da Linha Elétrica Caramulo-Tábua (descritor fauna).

Durante esse trabalho, um dos registos efetuados foi o de uma família de saca-rabos!

Veja o vídeo…

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.