fbpx

Hora do Planeta – 26 de março de 2022

A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Esta iniciativa da World Wide Fund for Nature nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora, como forma de mostrar a sua preocupação com o grave problemas das alterações climáticas.

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer e a tornar-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as luzes.

No último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as  luzes na Hora do Planeta. Em 2022 a Hora do Planeta realiza-se no dia 26 de Março das 20:30 às 21:30.

Em Portugal, esta edição será dedicada ao Restauro da Natureza, unindo-se à campanha “Move-te pela Natureza” integrada no European Policy Office da World Wide Fund for Nature.

Um estudo realizado pela WWF e conduzido pelo Institute for European Environmental Policy, revelou que o restauro de habitats degradados em toda a União Europeia (UE), como florestas e zonas úmidas, pode retirar da atmosfera até 300 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano.
 
Estes resultados demonstram o enorme potencial da próxima Lei do Restauro da Natureza da UE, que deverá ser apresentada pela Comissão Europeia em março, para a mitigação das alterações climáticas.
 
Em Portugal, há vários bons exemplos de restauro da floresta. O projeto de restauro de 2.500 ha em Arganil num terreno baldio, ou o projeto Plantar Água da ANP|WWF em parceria com The Coca-Cola Foundation, que visa o restauro ecológico de áreas ardidas na Serra do Caldeirão, são alguns dos exemplos.
 

Para reverter a perda da natureza, já não basta proteger. Temos de reconstruir o que construímos.

Este ano, juntamo-nos pelo restauro da natureza!

Fonte: Hora do Planeta

Imagem de destaque: Freepik photo created by freepik – www.freepik.com.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.