Licenciamento de Central Fotovoltaica em Vila do Bispo

Blog, Energia Solar, Energias Renováveis, Licenciamento, ProjetosComentários fechados em Licenciamento de Central Fotovoltaica em Vila do Bispo934

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestBuffer this pageEmail this to someone

Licenciamento de Central Fotovoltaica em área de Reserva Agrícola Nacional (RAN)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é atualmente responsável pelo processo de Licenciamento da Central Fotovoltaica Picos Verdes, localizado no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro – Algarve.

O Parque Fotovoltaico em Vila do Bispo foi instalado para a obtenção de uma potência elétrica de 100kVA e está inserido no Parque Eólico Picos Verdes I, que apresenta 4 turbinas ENERCON,  com 0,5 MW de potência unitária, totalizando uma potência instalada total de 2MW e produzindo anualmente, em média, 5,57 GWh/ano.


A NOCTULA também foi responsável pelo Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) do projeto de Repowering do Parque Eólico Picos Verdes I. Veja aqui: http://noctula.pt/estudo-de-incidencias-ambientais-repowering-parque-eolico/.


Atualmente, para além Parque Eólico Picos Verdes I, também existe na mesma zona o Parque Eólico de Picos Verdes II, constituído por 7 aerogeradores e o Parque Eólico da Raposeira, constituido por 2 aerogeradores.

Parque Solar Picos Verdes em Vila do Bispo

Depois da análise efetuada à Planta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal (PDM), verificou-se que a localização do Parque Fotovoltaico, abrangia na sua totalidade, áreas classificadas como Espaço de Preferência Agro-Florestal e de acordo com a Carta de Condicionantes, a área do Parque Fotovoltaico enquadra-se na área de Reserva Agrícola Nacional (RAN).

A Reserva Agrícola Nacional (RAN) define-se como um conjunto de terras que em virtude das suas características, em termos agroclimáticos, geomorfológicos e pedológicos, apresentam maior aptidão para a atividade agrícola.

Assim, a RAN é um instrumento de gestão territorial, que se consolida numa restrição de utilidade pública, pelo estabelecimento de um conjunto de condicionamentos à utilização não agrícola do solo, desempenhando um papel fundamental na preservação do recurso solo e a sua afetação à agricultura.

O Parque Fotovoltaico em Vila do Bispo, detém uma área de painéis correspondente a 398,00 m2 e foi instalado em 1998 por anteriores proprietários. No âmbito de um pedido de licenciamento, o promotor e atual proprietário deste projeto, após ter conhecimento do enquadramento que envolve o parque solar, solicitou às entidades competentes, neste caso, à Entidade Regional da Reserva Agrícola do Algarve, um parecer prévio para a utilização não agrícola, ao abrigo do n.º 1 do Art.º 22º do Decreto-Lei n.º 73/2009, de 31 de março, com as alterações publicadas no Decreto-Lei 199/2015, de 16 de setembro e na Portaria n.º 162/2011, de 18 de abril, em virtude de se localizar em área integrada na Reserva Agrícola Nacional.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável por prestar todo o apoio técnico no âmbito deste processo.

Central Fotovoltaica Picos Verdes em Vila do Bispo

Painéis Solares Fotovoltaicos Instalados no Parque Solar Vila do Bispo

O painéis solares utilizados nesta central Fotovoltaica são do tipo Shell SG-110 e o inversor da marca Fronius da série IG60. Os painéis apresentam dimensões de 100 mm x 167 mm com uma espessura de 46 mm e estão agrupados em filas. Os blocos estão equipados com um seguidor solar “Power Tracker” que segue o percurso do sol durante o dia, de forma a maximizar a captação da energia solar.

Principais vantagens da Instalação de Centrais Fotovoltaicas:

  1. É uma fonte de energia livre, limpa, sem fontes de poluição;
  2. No fim de vida útil dos equipamentos usados para produzir painéis solares fotovoltaicos, podem ser reutilizados;
  3. As centrais de conversão de energia solar fotovoltaico podem operar durante anos com pouca manutenção, só é necessário manter os painéis limpos de poeiras que impeçam a absorção da luz solar pelo painel.

A manutenção dos painéis fotovoltaicos é muito importante para manter a eficiência dos mesmos. Podem produzir até menos 35% de energia quando estão sujos. Aqui fica uma solução aplicada na Ketura Sun, uma grande central de energia solar em Israel: http://goo.gl/hA4PZN.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente também foi responsável pela elaboração do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo a um projeto de uma Central Fotovoltaica, localizada em Ovar.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestBuffer this pageEmail this to someone

Related Posts