fbpx

Morcego registado com sonda endoscópica

A espécie Morcego-de-Savi(Hypsugo savii) foi registado pela equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente com recurso a sondas endoscópicas.

Este mamífero foi encontrado durante o período de hibernação numa pequena fenda existente numa parede de um edifício antigo e abandonado.

Morcego-de-savi (Hypsugo savii)

Esta espécie ocorre principalmente nas áreas montanhosas do Norte e Centro de Portugal. Tem um tamanho pequeno e de coloração muito variável, apresenta dorsalmente uma pelagem longa de cor castanha ou preta com as pontas douradas ou amarelada. Tem orelhas curtas e as partes desprovidas de pelo (cara, orelhas e membranas alares) são de cor negra.

Relativamente ao habitat, o morcego-de-savi, prefere zonas rochosas e/ou montanhosas.  É considerado uma espécie sedentária, mas supõe-se que este morcego possa realizar deslocações curtas. A distância máxima observada foi de 250 quilómetros.

De acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, esta espécie está classificada como tendo “Informação insuficiente” (DD), pois não existe informação adequada para avaliar corretamente o seu estatuto.

Esta espécie encontra-se no Anexo B-IV da Diretiva Habitat, sendo de interesse comunitário, cuja conservação exige proteção rigorosa. Encontra-se ainda incluída nos anexos II da Convenção de Berna e Convenção de Bona.

A época de hibernação dos morcegos está compreendida entre os meses de Novembro e Março, com maior incidência entre Dezembro e Fevereiro. Nesta altura não convém fazer barulho nas grutas ou minas abandonadas para não os acordar. Se os morcegos acordarem durante o inverno podem sair e tentar caçar, mas como há menos insetos podem morrer à fome.

Vê também o vídeo da visita a abrigos de morcegos cavernícolas durante o inverno realizada pela equipa de campo da NOCTULA – Consultores em Ambiente:

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos,  visite o nosso canal no YouTube.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.