Movimento ‘Plantar Portugal’ promove Semana da Reflorestação Nacional

Ambiente, BlogComentários fechados em Movimento ‘Plantar Portugal’ promove Semana da Reflorestação Nacional284

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Durante este ano, os incêndios florestais voltaram a afetar gravemente o nosso país, tornam-se necessário e urgente aderir a iniciativas que proporcionem a recuperação da Floresta Portuguesa. Para além do reforço das ações de prevenção dos incêndios florestais, é necessário que seja estabelecida uma estratégia nacional que aposte no reordenamento florestal.

Promovida pelo movimento Plantar Portugal, decorreu entre os dias 15 a 30 de Novembro (período em que se celebra o Dia da Floresta Autóctone – 23 de Novembro),8ª Edição da ‘Semana da Reflorestação Nacional’.

Durante este período, cidadãos, escolas, freguesias e municípios das diferentes regiões uniram-se para Plantar Portugal, aderindo ao movimento e dedicando um dia à reflorestação do país e à defesa e promoção das espécies autóctones.


Aproveite para consultar algumas dicas da Quercus, no âmbito da reflorestação florestal: Estratégias de Reflorestação para a recuperação da área florestal ardida.


‘Plantar Portugal’ é um movimento nacional de cidadãos que tem como objetivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.

Porque surgiu este Movimento?

Surgiu para dar resposta ao grande desafio de lançar sementes para um futuro mais sustentável para todos, motivando a sociedade para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e ecológicos.

Quem pode participar?

Pessoas e instituições que se preocupam com o meio ambiente, onde se incluem nomeadamente, as escolas, municípios e freguesias, entre outros parceiros de projeto, no sentido de despertar a consciência para a necessidade de proteger a natureza.

Como participar nesta iniciativa?

Após a inscrição em www.plantarportugal.org, cada cidadão passa a pertencer a uma rede social de pessoas e entidades que contribuem para a sustentabilidade ambiental do nosso país. Uma vez registado, tem a oportunidade de partilhar fotografias, vídeos, experiências, dar a conhecer a sua horta ou a sua mais recente plantação.

Caso pretenda participar mais ativamente neste movimento, cada cidadão poderá ainda juntar-se a uma equipa de coordenação local e desenvolver em conjunto atividades segundo a iniciativa que esteja a decorrer nesse momento.

Para obter mais informações sobre como participar nas iniciativas, pode enviar um e-mail para: vamostodos@plantarportugal.org.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies de fauna e flora e medidas de minimização/compensação de impactes sobre as mesmas.

Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão), assim como o Plano de Florestação e Monitorização para o Parque Eólico de Mirandela, foram alguns dos trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente neste âmbito.

Caso necessite deste tipo de serviços, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fonte: aimmpPlantar Portugal

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts