fbpx

Dicas para uma Páscoa mais amiga do ambiente

A Páscoa é uma oportunidade para passar bons momentos com a família, muitos deles à mesa. As amêndoas, o folar e ovos de chocolate, são doces típicos desta época festiva e com é óbvio não podem faltar. No entanto, é também nestas alturas que devemos ter mais atenção à reciclagem e ao cuidado com o ambiente.

Reciclarevitar desperdícios e o consumo excessivo são, sem dúvida, alguns dos conceitos que se deve ter em consideração ao longo do ano e em especial nas épocas festivas.

Acompanha-nos neste artigo e fique a conhecer algumas sugestões para tornar a sua Páscoa mais amiga do ambiente.

1. Desembrulhar os ovos da Páscoa

Quando tiver de desembrulhar os ovos da Páscoa e as caixas de chocolates, não se esqueça de colocar as embalagens no ecoponto certo.

Muitos dos ovos de chocolate vêm embrulhados em papel metalizado. Os resíduos de alumínio devem ser depositados no ecoponto amarelo. Caso o embrulho seja de plástico, também é o mesmo destino: ecoponto amarelo.

No entanto se as embalagens forem de papel e de cartão devem ser colocadas no ecoponto azul

2. Prepara o Folar 

Os ovos, a farinha, o açúcar e o leite estão na lista de ingredientes do doce típico da Páscoa – o Folar.

Quando terminar não se esqueça de colocar a caixa dos ovos, o saco da farinha e do açúcar no ecoponto azul. Quanto ao pacote do leite, esse deve ser colocado no ecoponto amarelo.

3. As famosas amêndoas 

A Páscoa é a época do ano onde se consomem mais amêndoas, seja as amêndoas convencionais, ou as doces amêndoas de chocolate. Mas ambas têm algo em comum: a embalagem de plástico. Não se esqueça que o destino dos saquinhos de plástico é o ecoponto amarelo.

Uma sugestão bem sustentável e amiga do ambiente é optar por comprar amêndoas a granel, pois é uma forma de ajudar a reduzir a quantidade de embalagens.

4. Brinde amigo do ambiente

Como qualquer festividade, a Páscoa é também um momento ideal para brindar com a família e amigos. Mas não se esqueça de colocar as garrafas vazias no ecoponto verde.

5. Decorações divertidas

Ajudar os mais novos a dar uma vida nova aos materiais usados e a preparar divertidas decorações ou presentes para os amigos e familiares é com toda a certeza uma das sugestões mais gira e amiga do ambiente.

Mas se optar por ir às compras, não se esqueça de o fazer de uma forma responsável. Dê preferência às decorações reutilizáveis e intemporais.

6. Postais personalizados

Quer desejar uma Páscoa feliz aqueles de quem mais gosta? Opte por um postal digital ou aproveite materiais usados para fazer o seu próprio cartão personalizado.

7. Um fim de festa amigo do ambiente

No final da festa utilize sacos do lixo coloridos ou reutilize sacos ou ecobags para separar e reciclar todas as embalagens usadas, desta forma é mais fácil transportar tudo até ao ecoponto mais próximo de sua casa.

 8. Comemorações fora, mas sempre sustentáveis

Se a sua preferência nesta época do ano passam por um fim de semana fora, opte por um hotel que garanta a sustentabilidade ambiental. 

Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Nunca se esqueça!

A NOCTULA – Consultores em Ambiente deseja a todos uma santa e feliz Páscoa.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.