fbpx

Pedido de Enquadramento em AIA – Reequipamento da Central Solar Fotovoltaica de Valpaços

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de uma Nota Técnica, no âmbito dos pedido de enquadramento no Regime Jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (RJAIA), para o projeto de Reequipamento da Central Fotovoltaica de Valpaços.

Enquadramento legal 

A decisão sobre a sujeição a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) dos projetos submetidos a uma análise caso a caso, abrangidos pelo disposto na subalínea iii) da alínea b) do n.º 3, nas subalíneas ii) e iii) da alínea b) e na alínea c) do n.º 4 e no n.º 5 do artigo 1.º, do Decreto-Lei n.º 151-B/2013 de 31 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-lei n.º 152-B/2017, de 11 de dezembro, compete à entidade licenciadora ou competente para autorização do projeto. A mesma entidade pode solicitar os elementos identificados no Anexo IV do referido Decreto-Lei, que considerem necessários para efeitos de sujeição a AIA.

A central solar fotovoltaica de Valpaços têm como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – o Sol, contribuindo para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Português no que diz respeito à produção de energia a partir de fontes renováveis.

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

NOCTULA – Consultores em Ambiente pode auxiliar a sua empresa nas diferentes fases do Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, em todas as áreas de intervenção, nomeadamente:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes e Incidências Ambientais;
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Estudos de Macrocondicionantes;
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de Monitorização).

 

Trabalhos já realizados:

 

Se precisar de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.