fbpx

Projeto “LIFE Reforest” é implementado em áreas piloto afetadas pelos incêndios

O projeto europeu LIFE Reforest iniciou a implementação e validação do um sistema inovador baseado em micotecnossolos, para mitigar a erosão e a perda de solo em áreas afetadas por incêndios florestais em Portugal e na Galiza.

Em que consiste o sistema micotecnossolos?

É uma combinação de resíduos orgânicos estabilizados e inoculados com fungos, contidos numa rede em forma de tubo composto por material biodegradável.

As empresas Hifas da Terra e TEN Tecnosuelos, com a colaboração do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro e o CETIM – Centro Tecnológico da Corunha (Espanha), foram as instituições responsáveis por desenvolver e otimizar este sistema, que iniciou a sua validação em outubro de 2019.

Concluídas as tarefas de caraterização, formulação, desenho e desenvolvimento no laboratório da solução LIFE Reforest, iniciou-se a sua instalação no campo para ser testada a sua eficácia.

Duas áreas florestais recentemente afetadas por incêndios em Oliveira de Azeméis (distrito de Aveiro) e no município de Mondariz (Pontevedra, Espanha), foram os locais escolhidos para realizar a avaliação do retorno desta solução e a testar a sua evolução.

A Forestis – Associação Florestal de Portugal e AFG – Associação Florestal da Galiza, parceiros do projeto, selecionaram as áreas ardidas que melhor se adequam ao projeto e juntamente com o CESAM e o CETIM procederam à instalação rápida e eficiente da solução em ambas as parcelas piloto.

Este projeto é muito relevante dado que Portugal e Espanha destacam-se por serem os países da Europa mais afetados por incêndios florestais. Na Europa, 80% da área ardida está concentrada no Mediterrâneo, sendo que ambos os países apresentam o maior número de área afetada.

Projeto “LIFE Reforest”

No âmbito deste projeto mais de 200 m2 de área florestal ardida foi protegida com mangas biodegradáveis de micotecnossolos, que irão permitir uma rápida recuperação do coberto vegetal, minimizando também a contaminação de linhas de água próximas a essas áreas.

O sistema micotecnossolo fornecerá ainda matéria orgânica e nutrientes ao solo, bem como sementes de plantas herbáceas de rápido crescimento, para acelerar a restauração do subcoberto, promovendo a infiltração de água.

A retenção da estrutura do solo, graças ao rápido desenvolvimento do micélio fúngico, irá garantir a recuperação dos dois ecossistemas. Espera-se alcançar uma redução em 70% na erosão dos solos.

Até o verão de 2021, ambas as associações, CESAM, Hifas da Terra, TEN Tecnosuelos, Indutec Ingenieros e CETIM irão validar a eficácia deste projeto, relativo à erosão do solo e à poluição das águas de escoamento, avaliando a sua replicabilidade.

Para facilitar a implementação desta solução inovadora no mercado, o projeto irá desenvolver guias que ajudam a replicabilidade e a transferibilidade do sistema para outras áreas ardidas na Europa. Paralelamente à validação técnica da solução, a Indutec Ingenieros realizará a análise do ciclo de vida, para avaliar o impacto ambiental da nova solução, bem como a análise dos custos económicos associados.

O projeto “LIFE Reforest” além de contribuir para a melhoria dos solos afetados por incêndios na Europa, apoia a transição para uma economia circular através da recuperação de resíduos e subprodutos. As Estratégias Europeias de Solo e Florestas e a Diretiva Europeia da Água são igualmente favorecidas pelo desenvolvimento deste projeto.

Fonte: LIFE Reforest

NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e floramedidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão) foi um dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos.

Outros projetos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.