Projeto para criação de Ecopontos para Resíduos Florestais

Ambiente, Biomassa, Blog, ResíduosComentários fechados em Projeto para criação de Ecopontos para Resíduos Florestais246

O promotor da central de biomassa de Viseu pretende criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias. 

Este projeto, apresentado recentemente às freguesias do concelho, visa movimentar a economia das freguesias e também contribuir com a diminuição de queimadas no país, que aumentam o risco de incêndio.

A ideia consiste em criar um ecoponto em cada freguesia, de modo que a população possa colocar nos ecopontos, os restos das podas do seu jardim ou da limpeza dos seus terrenos.

Também os serviços municipais ou das freguesias passam a ter um local onde deixar os resíduos florestais das limpezas que realizam, sendo que, posteriormente, é feita a recolha dos ecopontos e o transporte para uma central de biomassa. O desenvolvimento desta iniciativa, será levado a cabo pelo Centro da Biomassa para a Energia (CBE).


Sugestão de leitura: Regime Especial para a instalação e exploração de Centrais de Biomassa Florestal


Os responsáveis pela central de biomassa de Viseu acreditam que com a colaboração de todas as freguesias, será possível recolher centenas de toneladas de resíduos.

Carlos Alegria, presidente da Associação dos Produtores de Energia e Biomassa (APEB), explica que a entrega dos resíduos florestais a uma central de biomassa, permite evitar as queimas dos resíduos florestais, que, por vezes, podem originar incêndios.

Carlos Alegria, afirma ainda que este projeto “tem a vantagem de as pessoas poderem fazer a limpeza em qualquer altura do ano, sem queimas nem queimadas”.

No futuro, o promotor da central de biomassa de Viseu, pretende aplicar esta ideia também no Fundão, onde está a criar uma central de biomassa, procurando depois “replicar o projeto pelo país”.

Fonte: Renováveis Magazine

Related Posts