Transporte de pás de aerogeradores.

O que fazer aos aerogeradores quando a sua vida termina?

Blog, Energia Eólica, Energias RenováveisComments (1)3450

A Iberdrola Ingeniería está a desenvolver um projeto de investigação na área da reciclagem de pás de aerogeradores de parque eólico denominado LIFE+BRIO.

O objetivo do projeto LIFE+BRIO é criar uma metodologia inovadora e sustentável para a gestão e reciclagem de pás dos aerogeradores quando chegam ao fim da sua vida útil.

Iberdrola Ingeniería irá liderar este projeto, que terá a duração de dois anos e meio. Dois outros parceiros espanhóis também participarão: o Centro de Tecnologia e Gaiker de Investigação e Inovação Fundação Tecnalia.

A intenção deste grupo é demonstrar a eficácia do sistema de reciclagem desenvolvido e, para tal, conta com mais de um milhão de euros de orçamento, que será financiado pela União Europeia, através do programa Life +.

parque eólico Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

A filial britânica do grupo, ScottishPower Renewables, proporcionará o material necessário para levar a cabo os trabalhos do projeto, a partir de parques eólicos que se encontram em processo de desmantelamento e modernização no Reino Unido.

O projeto LIFE+BRIO surge da necessidade de dar resposta ao problema dos resíduos provenientes das pás de aerogeradores instaladas nos parques eólicos. Estes resíduos são gerados quando as pás deixam de ser úteis, por questões operacionais ou de manutenção, ou porque os parques eólicos chegam ao fim da sua vida útil e devem ser desmontados.

A gestão destes resíduos é um problema que está a surgir recentemente, porque, dada a evolução do setor de energia eólica, ainda não gerou uma quantidade significativa de material. No entanto, as estimativas apontam para que, em 2020, existam 50 000 toneladas de pás eólicas fora de utilização em todo o mundo, montante que quadruplicará em 2034.

Neste sentido, o projeto LIFE+BRIO tem como objetivo encontrar soluções viáveis para otimizar processos de desmantelamento de parques eólicos que irão fornecer para a gestão adequada deste tipo de resíduos. Há também planos para fazer recomendações legislativas para regulamentar esses aspetos no âmbito da União Europeia.

Algumas das soluções apresentadas incidem na reciclagem dos materiais utilizados na construção dos aerogeradores. Sendo as pás eólicas de fibra de vidro, estas podem ser trituradas e as fibras aplicadas no fabrico de novas pás eólicas, ou podem ser aplicadas no setor da construção, nomeadamente no reforço de estruturas de betão.

desmantelamento parque eólico life+brio

desmantelamento parque eólico life+brio

resíduos aerogeradores projeto iberdrola

aerogeradores reciclagem


Consulte os serviços que a NOCTULA presta na área das Energias Renováveis: clique aqui. Caso necessite de algum tipo de serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

energias renováveis, energia eólica, energia solar

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de algum serviço na área da Consultoria Ambiental, não hesite em contactar-nos: 232 436 000.

Fonte: Iberdrola

Related Posts