mina a céu aberto recuperação

Normas internacionais para recuperação de minas

Blog, LegislaçãoComentários fechados em Normas internacionais para recuperação de minas1514

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A Organização Internacional de Normalização criou um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver normas internacionais para a recuperação de minas.

A atividade mineira é temporária, as minas podem operar apenas alguns anos ou várias décadas. O que acontece depois da mina fechar, e o impacte que isto tem na comunidade local e no ambiente, influencia grandemente a sua competitividade.

A Organização Internacional de Normalização (ISO, sigla inglesa), dentro do Comité Técnico 82 – Exploração Mineira, criou uma subcomissão para discutir sobre a “gestão de recuperação de minas” (ISO / TC 82 / SC 7), com o intuito de desenvolver normas internacionais para ajudar a minimizar os potenciais danos das atividades mineiras, aumentando a qualidade de vida das pessoas que residem perto da área explorada e ajudando a melhorar a relação entre a indústria mineira e as partes interessadas.

A Organização Internacional de Normalização criou um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver normas internacionais para a recuperação de minas.

A subcomissão ISO/TC 82/SC 7 será coordenada pelo professor Sun Joon Kim que afirma: “O antagonismo entre os empresários, que colocam a prioridade no lucro, e os residentes preocupados com a destruição ambiental e o dano às comunidades locais, pode agravar-se num conflito que fica além de uma mediação razoável. Padrões Internacionais para a gestão da recuperação de minas podem ser benéficos na medida em que estas diretrizes internacionais podem ajudar a evitar reclamações ou lucros excessivos de um lado e de outro, levando a uma situação em que todos ganham.

Melhores práticas a adotar quando uma mina é encerrada:

Mesmo quando é feita uma gestão de recuperação durante a exploração da mina, é comum observar danos durante um longo período após o seu encerramento. E é normal que a economia regional, impulsionada pela indústria mineira, diminua muito rapidamente após o seu encerramento.

– A gestão de recuperação de minas deve ser apoiada pelo Governo e investidores, e as opiniões dos moradores locais devem ser tidas em conta.

exploração mineira recuperação

– Governo e operadores de minas devem preparar medidas para o controlo e monitorização do ambiente, da utilização de minas encerradas, da ativação da economia regional, bem como o orçamento para o processo de encerramento do empreendimento.

– Governo e operadores de minas devem preparar-se para a relação com os moradores locais, que podem ser afetados pelo encerramento de minas. Audiências públicas são uma ferramenta comprovada para garantir uma comunicação aberta entre as várias partes interessadas.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts