fbpx

Será que os painéis solares podem gerar energia durante a noite?

O que acontece com a produção de energia solar durante a noite? Ou durante períodos de chuva e grande nebulosidade?

Atualmente um dos grandes problemas da energia solar fotovoltaica é a dependência da produção à duração da exposição de luz solar, isto significa que em latitudes mais a norte, a instalação de painéis solares não é rentável devido aos curtos períodos de exposição da luz do sol.

O mesmo acontece em dias nublados ou de chuva, em que a exposição solar é reduzida e a produção de energia elétrica é bastante menor.

Ao longo dos últimos anos a energia solar tem vindo a ganhar maior importância no controlo dos enormes gastos de energia a nível mundial, fazendo com que vários cientistas procurem soluções tecnológicas mais económicas e sustentáveis que possam diminuir estes gastos.

Desta vez foram cientistas de duas universidades chinesas a criar painéis solares capazes de gerar energia mesmo de noite, com chuva ou nevoeiro.

A tecnologia assenta num novo material chamado LPP Long Persistent Phosphors” (Fósforo de longa persistência), que consegue armazenar energia solar durante o dia para ser usada durante a noite, ou em períodos onde há menos luminosidade. A luz armazenada é então libertada e as células solares utilizam-na para continuar a produzir energia elétrica.

Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas estas inovadoras placas solares, podem armazenar energia solar a partir de luz não absorvida que se encontra próxima do espectro infravermelho, permitindo o desenvolvimento de energia contínua durante o dia e a noite”, explicou um dos responsáveis do projeto, Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China.

Qunwei diz ainda que “o objetivo desta tecnologia é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, ou à noite”.

Outra das equipas lideradas pelo professor Yang Peizhi, da Universidade Pedagógica de Yunnan, que também participa no desenvolvimento destes painéis solares, afirma que esta tecnologia pode representar uma “revolução no setor fotovoltaico”.

Esta inovação no setor fotovoltaico, ganhou notoriedade em revistas científicas nos Estados Unidos e  na Europa, destacando a importância  deste tipo de painéis solares, como inovação tecnológica com potencial, que pode provocar a queda dos custos da energia fotovoltaica.

A China é um dos países que mais recorre à energia produzida através de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), mas, ao mesmo tempo, é também um dos países com mais centrais solares instaladas, com capacidade para mais de 77 gigawats. A invenção destes painéis solares pretende otimizar ainda mais a utilização dessa energia.

Será que esta invenção vai revolucionar as energias alternativas e reduzir a nossa dependência pelos combustíveis fósseis? 

Fonte: JN

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários estudos no âmbito da instalação de centrais fotovoltaicas, nomeadamente:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.