fbpx

Estudos Ambientais – Projetos de produção de Hidrogénio (H2) Verde

Num mundo cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, o hidrogénio (H2) assume um papel cada vez mais importante nos processos de transição energética e neutralidade carbónica. 

A sua importância para um desenvolvimento económico mais sustentável tem sido mote para novos projetos e alianças nacionais e internacionais. Seja em aplicações concretas para indústria e transportes ou na investigação e desenvolvimento de novas soluções, o H2 já é considerado um dos principais elementos de mudança no setor da energia em todo o mundo.

Considera-se hidrogénio verde o elemento produzido exclusivamente a partir de processos que utilizem energia de fontes de origem renovável. 

O hidrogénio verde é produzido através de um processo chamado eletrólise. Com recurso a eletrolisadores, as moléculas de hidrogénio são separadas das moléculas de oxigénio, sem qualquer emissão poluente direta ao longo do processo. 

Portugal tem-se colocado no pelotão da frente para o desenvolvimento de uma economia nacional de hidrogénio verde, assumindo metas importantes para 2030: 5% de hidrogénio verde no consumo final de energia, no transporte rodoviário e na indústria; 5% de hidrogénio verde injetados nas redes de gás natural; 50 a 100 estações de abastecimento para hidrogénio entre 2 a 2,5 GW de capacidade de produção (eletrolisadores).

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico, no âmbito do enquadramento legal, aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.

Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:

Apoiamos a sua empresa!

Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.