fbpx

Dia Internacional das Florestas: ICNF oferece árvores de espécies autóctones

Em 1872 face à escassez de árvores no Nebrasca (EUA), a população local decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e partir dessa altura, todos os anos, no primeiro dia de primavera, a 21 de março, começou-se a celebrar o “Dia Mundial da Árvore”. Desde o ano de 2012 que este dia passou a ser considerado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o “Dia Internacional das Florestas”, como forma de alertar para importância de todos os tipos de espécies de árvores e florestas.

Para as comemorações de 2021, cujo o lema é “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tomou a iniciativa de envolver todos os cidadãos e por isso, anunciou a disponibilização gratuita de 50.000 árvores autóctones, produzidas nos seus viveiros, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades.

Esta distribuição realizou-se nos dias 19 a 26 de março de 2021, nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país.

O que fazer para obter estas espécies autóctones?
  1. Inscrever-se para recolher as árvores através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
  2. Identificar-se nos locais de recolha no horário combinado;
  3. Comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
  4. Partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos;
  5. O ICNF, por seu lado, fará a divulgação destas plantações nas suas redes sociais.

 

Pontos de Recolha – ICNF

A distribuição das espécies realizou-se através dos 39 pontos de recolha que abrangeu as regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. A listagem pode ser encontrada AQUI.

Espécies disponíveis para recolha:
  1. medronheiros
  2. sobreiros
  3. azinheiras
  4. pinheiros mansos
  5. Alfarrobeiras
  6. Castanheiros
  7. amieiros, entre outras folhosas.
Webinar “Comemoração do Dia Internacional das Florestas”

Ainda no âmbito das comemorações do “Dia Internacional das Florestas”, o ICNF realizou no dia 22 de Março, um Webinar dedicado a este dia.

Principais temas abordados do Webinar:

  1. Arvoredo de interesse público;
  2. A resposta das árvores às podas;
  3. Programa de reordenamento e gestão da paisagem;
  4. Árvore-solo-água: Da saúde dos ecossistemas e das pessoas às dimensões naturais, sociais e sustentabilidade;
  5. PNSAC – Reserva excepcional de água em LVT.
Dia Internacional das Florestas

O tema deste ano, RESTAURAR A FLORESTA: o caminho para a recuperação e o bem-estar, pretende realçar a importância da ação para a recuperação das florestas: florestas saudáveis significam população saudável.

A importância das comemorações deste dia, predem-se com o objetivo de garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um contínuo esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.

Fonte: ICNF

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.