Dia Internacional das Florestas: ICNF oferece árvores de espécies autóctones

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Ecossistemas, Espécies, sustentabilidadeComentários fechados em Dia Internacional das Florestas: ICNF oferece árvores de espécies autóctones619

Em 1872 face à escassez de árvores no Nebrasca (EUA), a população local decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e partir dessa altura, todos os anos, no primeiro dia de primavera, a 21 de março, começou-se a celebrar o “Dia Mundial da Árvore”. Desde o ano de 2012 que este dia passou a ser considerado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o “Dia Internacional das Florestas”, como forma de alertar para importância de todos os tipos de espécies de árvores e florestas.

Para as comemorações de 2021, cujo o lema é “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pretende envolver todos os cidadãos e por isso, anunciou a disponibilização gratuita de 50.000 árvores autóctones, produzidas nos seus viveiros, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades.

Esta distribuição realizou-se nos dias 19 a 26 de março de 2021, nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país.

O que fazer para obter estas espécies autóctones?

  1. Inscrever-se para recolher as árvores através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
  2. Identificar-se nos locais de recolha no horário combinado;
  3. Comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
  4. Partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos;
  5. O ICNF, por seu lado, fará a divulgação destas plantações nas suas redes sociais.

Pontos de Recolha – ICNF

A distribuição das espécies realizou-se através dos 39 pontos de recolha que abrangeu as regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. A listagem pode ser encontrada AQUI.

Espécies disponíveis para recolha:

  1. medronheiros
  2. sobreiros
  3. azinheiras
  4. pinheiros mansos
  5. Alfarrobeiras
  6. Castanheiros
  7. amieiros, entre outras folhosas.

Regras para participação nesta iniciativa:

A recolha é feita nos postos de atendimento do ICNF (consultar os locais de recolha), entre os dias 19 e 26 de março de 2021;

No momento da inscrição é necessário indicar o nome do requerente, o local de recolha, o dia da recolha (nos dias úteis entre 19 e 26 de março) e se a recolha das árvores será realizada no período da manhã (9h00-13h00) ou da tarde (13h00-17h00);

Podem recolher árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados;

Compromisso de promover a sua plantação no prazo máximo de uma semana após o levantamento das árvores;

Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 (dez) exemplares;

Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares;

Os levantamentos são sujeitos à existência de disponibilidade em cada local;

Os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares.

O transporte das árvores, a escolha do local e a obtenção da permissão para a plantação junto de quem de direito, é da inteira responsabilidade dos cidadãos que realizem a plantação, no respeito pela legislação em vigor.

Os cidadãos e demais representantes de entidades que procedam ao levantamento das árvores comprometem-se a remeter ao ICNF no prazo de 48h após a plantação, as fotografias com a identificação da data e do local onde foi realizada essa plantação, para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;

Os cidadãos que participem nas ações de plantação são convidados a partilhar nas redes sociais as fotografias e vídeos dessas plantações, recorrendo à identificação da publicação com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.

Webinar “Comemoração do Dia Internacional das Florestas”

Ainda no âmbito das comemorações do “Dia Internacional das Florestas”, o ICNF realizou no dia 22 de Março, um Webinar dedicado a este dia.

Principais temas abordados do Webinar:

  1. Arvoredo de interesse público;
  2. A resposta das árvores às podas;
  3. Programa de reordenamento e gestão da paisagem;
  4. Árvore-solo-água: Da saúde dos ecossistemas e das pessoas às dimensões naturais, sociais e sustentabilidade;
  5. PNSAC – Reserva excepcional de água em LVT.

Dia Internacional das Florestas

O tema deste ano, RESTAURAR A FLORESTA: o caminho para a recuperação e o bem-estar, pretende realçar a importância da ação para a recuperação das florestas: florestas saudáveis significam população saudável.

A importância das comemorações deste dia, predem-se com o objetivo de garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um contínuo esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.


Fontes: ICNF

Related Posts