Diagnósticos Ambientais

O procedimento Diagnóstico Ambiental pode ser definido como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada empresa, para caraterização da sua performance ambiental.

Elaborar um diagnóstico ambiental consiste em:

  1. Interpretar qual a situação ambiental atual de uma determinada empresa;
  2. Analisar e verificar qual a conformidade legal, associada aos diferentes fatores ambientais, tais como água, resíduos, emissões atmosféricas, ruído, energia e outros;
  3. Face aos resultados obtidos durante o levantamento da situação ambiental é necessário elaborar um plano de ação, cujo objetivo principal é correção das não conformidades;
  4. Traçar linhas de ação para prevenir, controlar e corrigir problemas ambientais é também essencial para uma boa eficiência ambiental da empresa.

Os diagnósticos ambientais têm um papel importante, na identificação dos aspetos ambientais significativos, permitindo analisar o seu estado de preparação para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, segundo a Norma NP EN ISO 14001:2004 ou Regulamento EMAS II.


Diagnóstico Ambiental / Auditoria Ambiental

As Auditorias Ambientais constituem uma ferramenta essencial para que uma empresa ou organização, possa avaliar o seu desempenho ambiental, no que se refere ao seu grau de conformidade e implementação, relativamente aos requisitos exigidos.

Os Diagnósticos Ambientais consistem numa avaliação preliminar sobre o estado e situação atual da empresa ou organização, de modo a diagnosticar os pontos fortes e fracos, sendo que para estes últimos, deverão ser implementadas medidas de melhoria.


Em resumo, os Diagnósticos e as Auditorias Ambientais permitem avaliar de forma sistemática, documentada e objetiva, se as atividades desenvolvidas por determinadas empresas ou organizações, estão em conformidade com a legislação e regulamentação ambiental aplicável e com as exigências específicas das licenças de operação e laboração.

No âmbito de projetos de investimento, necessidades de organização interna, aplicação de coimas por parte das entidades competentes e requisitos de entidades licenciadoras, as empresas têm necessidade de conhecer detalhadamente qual a sua situação ambiental.

Estes estudos de consultoria técnica visam a promoção, a otimização e a minimização dos impactes ambientais e ainda a proativiadade das empresas nas questões ambientais, fatores que contribuiem para o sucesso da atividade.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente está vocacionada para a prestação de serviços na área do Ambiente, desde a consultoria à monitorização ambiental, tendo como objetivos principais, a melhoria da performance ambiental dos seus clientes, o cumprimento dos requisitos legais e o desenvolvimento sustentável de toda a envolvente de cada projeto.

Caso necessite de proceder à elaboração de um diagnóstico ambiental para a sua empresa, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.