O projeto português “World upside down: knowing and preserving bats” (o mundo de cabeça para baixo: conhecer e preservar os morcegos), desenvolvido pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, na Serra de Aire e Candeeiros, foi um dos projetos finalistas para o Prémio Europeu Rede Natura 2000, na categoria “Comunicação”.
O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. O objetivo deste prémio consiste em divulgar a Rede Natura 2000 e demonstrar a sua importância para a preservação da biodiversidade na Europa.
Projeto “World upside down: knowing and preserving bats”
As grutas de Alviela estão localizadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e integram a Rede Natura 2000, sendo por isso, consideradas um habitat protegido.
Nestas grutas são conhecidas 12 espécies de morcegos (quirópteros) e são consideradas um dos abrigos mais importantes de maternidade em Portugal.
As grutas de Alviela estão sujeitas a um alto grau de pressão antrópica e outras ameaças, como a poluição, por isso é importante aumentar a consciencialização sobre o seu valor para a biodiversidade e também sobre a sua natureza frágil. O projeto “World upside down: knowing and preserving bats” tem como objetivo consciencializar a população para a importância da conservação deste ecossistema.
A equipa do projeto lançou uma vasta campanha de informação sobre as grutas e sobres as espécies de morcegos existentes. Das várias ações desenvolvidas, os responsáveis pelas nomeações do Prémio Europeu Rede Natura 2000 destacaram as seguintes:
- observatório de morcegos cavernícolas, com câmaras de vídeo em tempo real que permitem que as pessoas possam observar os morcegos de perto dentro da gruta;
- sala de exposição permanente e interativa intitulada: Quiroptário;
- exposição “Morcegos às Claras”, uma exposição móvel e interativa dedicada aos mais jovens;
- organização de 2 concursos para estudantes para a realização de vídeos em “stop motion”;
- criação de um portal sobre morcegos (Quiroptário Fora de Portas);
- elaboração de um livro ilustrado – “Vida de Morcego”;
- realização de visitas de campo (campos científicos) para alunos do ensino secundário;
- organização de oficinas para professores, gerentes de turismo e funcionários da Rede Nacional de Centros de Ciências;
- realização de ações noturnas durante a Noite Europeia dos Morcegos.
O projeto LIFE Berlengas, foi um outro projeto português finalista nos prémio da Rede Natura 2000, nomeado na categoria “Conservação”.
Fontes: Natura 2000 Award, Wilder
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:
- Monitorização endoscópica de abrigos;
- Monitorização de abrigos cavernículas e de edifícios;
- Monitorização acústica.
Para além destes serviços, também elaboramos e implementamos planos de gestão específicos para morcegos e medidas de minimização e compensatórias de impactes.
Trabalhos já realizados:
- Monitorizações de Quirópteros – Parque Eólico de Falperra – Rechãzinha;
- Monitorização da atividade de aves e morcegos – parque eólico do Sobrado;
- Monitorização da mortalidade de aves e quirópteros – parque eólico da Serra d’el Rei – Peniche;
- Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;
- Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroelétrico Fridão;
- Prospeção de abrigos de Quirópteros – Aproveitamento Hidroelétrico do Fridão.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos.