O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, disponibilizou o relatório com informação sobre os parques eólicos instalados em Portugal, à data de dezembro de 2018.
Para consultar o relatório “Parques Eólicos em Portugal” clique aqui.
Este mapeamento foi produzido em colaboração com a APREN – Associação Portuguesa das Energias Renováveis e indica também a contribuição deste setor eletroprodutor para o total de energia elétrica consumida em Portugal nos últimos anos, particularmente em 2018.
Desde o ano 2000 que se tem assistido a um crescimento contínuo da tecnologia eólica em Portugal, motivado principalmente pela aposta estratégica da política europeia e nacional nos recursos endógenos e renováveis, tendo em vista:
- a diversificação das fontes de energia;
- melhoria da segurança de abastecimento;
- redução da dependência energética;
- redução do impacte ambiental do sistema eletroprodutor.
Atualmente, a energia eólica desempenha um papel incontornável no setor elétrico português. Em 2018, a eletricidade gerada a partir de fonte eólica correspondeu a quase um quarto da procura do país, na mesma ordem de grandeza da contribuição observada em 2016 e 2017.
José Carlos Matos, diretor da área de Energia Eólica do INEGI, explicou que este novo relatório “pretende fornecer a todos os interessados uma fotografia da capacidade geradora de base eólica em operação em Portugal”.
Os dados compilados foram submetidos a um rigoroso processo de recolha e análise, sendo que nesta edição houve particular atenção com a harmonização das designações existentes nas várias fontes disponíveis (APREN, INEGI, DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia, proprietários, fornecedores) para os diferentes parques eólicos.
O relatório surge no contexto do projeto e2p – Energias Endógenas de Portugal, com o propósito de dar resposta ao interesse do mercado e do público em geral e conhecer melhor as instalações que utilizam fontes renováveis para a geração de eletricidade, nomeadamente a sua distribuição geográfica e tecnologias associadas.
O e2p – Energias Endógenas de Portugal tornou-se na base de dados de todos os centros eletroprodutores de fontes renováveis de energia em Portugal e é atualizada periodicamente.
Esta base de dados inclui informações sobre a tecnologia em utilização, a localização e a potência instalada de centrais que tenham como fontes a:
- Energia eólica;
- Grande hídrica, pequena hídrica;
- Energia solar fotovoltaica;
- Biogás;
- Biomassa;
- Ondas e marés.
Leia ainda o artigo: Mapa E2P ‘Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal’
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor das Energias Renováveis. Conheça aqui alguns dos trabalhos já realizados:
- Estudo de Incidências Ambientais – Repowering do Parque Eólico Picos Verdes I
- Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II
- Estudo de Incidências Ambientais da Central Fotovoltaica de Ovar
- Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro
- Medidas de minimização de impactes ambientais – Aproveitamento hidroelétrico Ucanha-Gouviães
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras – Aproveitamento Hidroelétrico do Mel
Caso necessite de esclarecer alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.
Fonte: INEGI