fbpx

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – 20 a 28 de novembro

A produção de resíduos é uma das principais e atuais ameaças que a nossa sociedade e nosso planeta enfrentam.

Combater este problema, através do desenvolvimento de ações de prevenção e redução de resíduos e da adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigos do ambiente, é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos.

Essa é a mensagem chave da nova edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que se realiza de 20 a 28 de novembro e tem como foco o tema “Comunidades Circulares”.

Esta iniciativa anual promove ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa.

Como uma das coordenadoras do evento, a Agência Portuguesa do Ambiente – APA refere que “se um cidadão pode contribuir de forma positiva para a redução de resíduos, uma comunidade pode mudar padrões de produção e de consumo na sociedade.” 

Como participar?

Se é uma entidade pública, associação, ONG/ONGA, empresa, estabelecimento de ensino, outro organismo ou cidadão individual e estiver interessado em realizar uma ação de sensibilização sobre a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, reciclagem ou limpeza de resíduos durante esta Semana Europeia, poderá participar como promotor.

Para participar de forma individual ou em grupo informe-se sobre as ações que decorrem perto da sua casa, através do site da EWWR

Para mais informações consulte o site da EWWR.

Porque é importante reduzir a produção de resíduos?

A redução de resíduos é uma emergência para a União Europeia.

O lixo doméstico duplicou desde 1970 e manteve-se num nível elevado nos últimos anos.

Dados referente as 2018, indicam que foram gerados 492 kg de resíduos urbanos por pessoa nos Estados-Membros da UE. Esse desperdício é resultado de modos de produção e consumo não sustentáveis. 

O consumo de produtos (incluindo a sua produção, transporte e distribuição), representa cerca de 50% das emissões que contribuem para as alterações climáticas.

O melhor resíduo é aquele que não se produz. Participe!

Fontes: APA; EWWR

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.