fbpx

Termografia | Inspeções de Instalações Solares com Drone

A NOCTULA – Consultores em Ambiente, em colaboração com parceiro técnico especializado, pode auxiliar a sua empresa a realizar inspeções de painéis solares fotovoltaicos com recurso a um sensor térmico instalado em VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado – Drone).

A preocupação em adotar fontes de energia renovável está cada vez mais presente no cenário mundial, sendo a produção de energia solar uma das fontes renováveis que mais tem crescido nos últimos anos.

Com a curva ascendente na construção e instalação de parques solares fotovoltaicos, surge a necessidade em realizar inspeções/manutenções que garantam o bom funcionamento e eficiência dos equipamentos e consequentemente garantam a máxima eficiência da instalação solar.

As avaliações tradicionais das instalações fotovoltaicas consistem em inspecionar cada painel com câmeras térmicos portáteis de forma a verificar possíveis anomalias. Durante este processo, é necessário acompanhar e procurar manualmente os locais das anomalias para realizar a manutenção. No entanto, a implantação de centrais solares de grandes dimensões e instalações solares em locais de difícil acesso como por exemplo telhados de edifícios, parque de estacionamento, etc., tornou este método tradicional de inspeção, ineficiente.

A integração de tecnologia através da utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) ou numa linguagem mais comum – Drones, vem melhorar bastante a eficiência e precisão dos processos de inspeção. As câmeras térmicas  incorporadas nestas plataformas aéreas, analisam grandes áreas fotovoltaicas em pouco tempo, obtendo imagens infravermelhas de alta resolução durante apenas um único voo. Este procedimento é conhecido como Termografia Aérea.

Ao contrário de uma inspeção manual tradicional, que pode levar várias semanas ou meses, uma inspeção termográfica aérea de centenas de hectares, incluindo a análise de defeitos no nível da célula do painel, pode ser realizada em poucas horas ou dias.

Procedimentos e equipamentos utilizados durante a inspeção solar

É utilizado um sensor RGB (~50MP) o que originará, para a altura de voo a considerar, uma resolução espacial (GSD) inferior a 1 cm. Desta forma, é possível visualizar, com toda a nitidez, as células dos painéis fotovoltaicos no mosaico e no modelo 3D (nuvem de pontos).

É realizado um voo fotogramétrico para cada bloco da plantação solar.

É utilizado um sensor térmico (640×512) em condições para originar uma resolução espacial (GSD) de aproximadamente 5cm.

Em cada bloco da plantação são realizados voos matinais e voos no período da tarde, proporcionando diferentes níveis de detalhe, em função da hora do dia.

As plataformas utilizadas são: VANT: (1) DJI Matrice 300 RTK e (2) DJI Matrice 210.

Geração do mosaico e o processamento fotogramétrico para a reconstrução da nuvem de pontos RGB densa.

Processamento, análise e interpretação de dados

É utilizada uma plataforma de autoria para realizar a integração das imagens térmicas com a nuvem de pontos 3D e o ortomosaico.

É realizada a deteção automática de anomalias/pontos quentes nos painéis.

É fornecido ao cliente um visualizador 3D para visualizar e manipular os resultados.

É elaborado um relatório final de avaliação.

A junção de drones e termografia é assim o game changing na inspeção solar fotovoltaica. 

Devido à velocidade e nível de detalhe que esta tecnologia pode oferecer, é possível reduzir os custos e tempo de manutenção, controlar com maior rigor os níveis de eficiência dos painéis, antecipar anomalias e dessa forma, melhorar a eficiência e capacidade solar produzida pela instalação solar.

Apoiamos a sua empresa!

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.