alterações climáticas cidades europeias

Bongiorno Berlin!? – Alterações no clima vão mudar as nossas cidades de sítio

BlogComentários fechados em Bongiorno Berlin!? – Alterações no clima vão mudar as nossas cidades de sítio1639

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Será que as alterações climáticas irão “mudar as cidades europeias de sítio”? As temperaturas médias da Europa poderão alterar-se, e podemos começar a sentir um clima característico de Itália na Alemanha…

Imaginem que estão a planear as vossas próximas férias de verão em Pescara, uma cidade na costa este de Itália, num hotel à beira do Adriático. Consultam a Wikipédia e descobrem que no verão as temperaturas da cidade costumam rondam os 29 ºC. Chegados a Pescara, bem no meio de Agosto do ano seguinte, descobrem que afinal está a chover e que até está fresco, chatice. Eis então que uma nova realidade, algo que nunca tinham pensado ser possível, se abre diante dos vossos olhos molhados. Em Itália também chove no verão! Aquilo que vocês esperavam encontrar, sol e 29 ºC, é o que chamamos de clima, aquilo que encontraram no dia da chegada é o que chamamos de tempo.

É-nos possível hoje em dia fazer algumas inferências sobre o estado do clima no futuro. Não podemos prever o tempo, mas podemos, com algum grau de segurança e erro associado, antecipar traços gerais do clima.

Um estudo publicado fez a seguinte pergunta: “Como será o futuro clima das principais cidades europeias e, caso mudanças se verifiquem, quais são hoje em dia as cidades com o clima mais semelhante àquele esperado no futuro?” Parece complicado? Não, na verdade é bastante simples.

alterações do clima na Europa

Dados retirados da publicação assinalada e trabalhados em QGIS.

O mapa mostra a temperatura média anual na Europa para o período entre 1961 e 1990. Os pontos negros representam a actual localização geográfica de algumas cidades Europeias. Os pontos cinza representam a “localização futura” do clima das mesmas, caso a temperatura média anual evolua segundo um cenário de aquecimento global.

Assim sendo, projeções climáticas para a cidade de Estocolmo para os anos entre 2071 e 2100, indicam um clima “semelhante” ao de Berlim nos tempos que correm. De modo análogo, a temperatura média anual na cidade de Berlim aparenta ser semelhante à que hoje se faz sentir em algumas zonas da Itália, por exemplo, em Pescara! O que não implica, claro está, que não chova nem faça frio nos verões do futuro em Berlim.

Bongiorno Berlin!

Luís Costa NOCTULER NOCTULA Channel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts