fbpx

Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) – Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore

A NOCTULA – Consultores em Ambiente em parceria com a ECOSATIVA – Consultoria Ambiental, encontra-se atualmente a desenvolver um Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) Ambientais para uma Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore.

O Estudo de Grandes Condicionantes ou Macrocondicionantes permite identificar as potenciais restrições ou condicionantes ambientais e territoriais presentes nas áreas de estudo que possam condicionar a implantação do projeto. A importância das condicionantes varia com o tipo de área em estudo e pode estar relacionada com o ambiente natural ou humano. 

O Estudo é elaborado com base nas seguintes etapas:

  • Definição dos descritores relevantes e das respetivas condicionantes a considerar;
  • Determinação dos níveis de condicionamento;
  • Zonamento das áreas em análise com base nos níveis de condicionamento estabelecidos;
  • Análise comparativa e hierarquização dos terrenos em análise.

Em síntese, o EGC consiste na compilação das principais condicionantes identificadas e o seu grau de condicionamento, resultando no zonamento e hierarquização das áreas propostas para desenvolvimento do projeto.

Para a elaboração deste estudo, estão a ser considerados os seguintes descritores: Ordenamento do território, Biodiversidade e Paisagem.

Para cada descritor são selecionados os fatores relevantes e diferenciadores e definidos os respetivos critérios que permitam aferir o nível de condicionamento aplicável com base nas seguintes classes de zonamento:

— Impeditivo Limiar de ocorrência que constitui um condicionamento legal ou impedimento físico que impede a instalação do projeto;

— Fortemente condicionante – Aspeto cuja relevância ambiental, socioeconómica e/ou sociocultural pode associar impactes negativos significativos, sendo de evitar a interferência;

— Restritivo Associa impactes moderadamente significativos carecendo de particulares cuidados, sobretudo a um nível mais local.

Para a elaboração do EGC são consultadas várias entidades competentes, nomeadamente regionais e municipais, para solicitação de informação geográfica referente às condicionantes presente nas áreas a estudar.

O EGC inclui ainda uma série de informação cartográfica que integra vários fatores em análise de cada descritor a partir dos quais é produzida a síntese de grande condicionantes, apresentada nas cartas de zonamento, como forma de identificar as áreas de maior viabilidade para implantação do projeto.

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.

NOCTULA – Consultores em Ambiente pode auxiliar a sua empresa em várias áreas de intervenção, nomeadamente:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de Monitorização).

 

Se precisar de algum serviço em algumas destas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.