Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, ProjetosComentários fechados em Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II212

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Estudo de Impacte Ambiental (EIA)

 Repowering e Sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto de Repowering e Sobreequipamento do Parque Eólico Picos Verdes II, localizado em Vila do Bispo, distrito de Faro – Algarve.

O Parque Eólico em funcionamento desde 2003 é constituído por 7 aerogeradores de 1,5 MW de potência unitária, totalizando uma potência instalada de 10,5 MW.

O projeto de repowering e sobreequipamento encontra-se em fase de Projeto de Execução e consiste na substituição dos 7 aerogeradores atuais por 5 aerogeradores de 2,05 MW, procedendo-se ao sobreequipamento, que irá contribuir para a rentabilização das infraestruturas existentes no Parque Eólico, incrementando a produção de energia através da instalação de um 6º aerogerador de 2,05 MW, totalizando uma potência instalada de 12,3 MW.

A energia produzida será injetada na subestação já existente que recebe também a energia dos Parques Eólicos da envolvente próxima, Picos Verdes I e Raposeira.

Tendo em conta os elevados custos de manutenção destes equipamentos e a possibilidade imediata de ocorrer uma avaria, levando a grandes perdas de produção, é necessário proceder à substituição dos 7 aerogeradores obsoletos por máquinas mais recentes.

O repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II, é motivado por questões económicas e de viabilidade futura do projeto. O promotor do projeto procederá à substituição de 7 aerogeradores obsoletos (Fuhrlander MD F 70/77) com 1,5 MW de potência unitária, por 6 aerogeradores recentes (Senvion MM92) com potência unitária de 2,05 MW, aumentando desta forma a eficiência da infraestrutura.

Uma vez que se trata de um projeto para produção de energia elétrica que utiliza uma fonte de energia renovável, que abrange o Sítio de Interesse Comunitário (SIC) PTCON0012 – Costa Sudoeste, e devido ao facto de estarem presentes mais de 10 aerogeradores num raio de 2 km, o mesmo ficou enquadrado na subalínea i), da alínea b) do ponto 4 do Artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 151-B/2013 de 31 de outubro, ficando sujeito a Avaliação de Impactes Ambientais.

Avaliação de Impactes Ambientais

A Avaliação de Impacte Ambiental é um instrumento de caráter preventivo, que tem por objetivo a recolha de informação, identificação e previsão dos efeitos ambientais de determinado projeto, bem como a identificação e proposta de medidas que evitem, minimizem ou compensem esses efeitos, tendo em vista uma decisão sobre a viabilidade da execução do projeto.

O regime de Avaliação de Impactes Ambientais é regido pelos decretos-leis n.º 47/2014 de 24 de março e 179/2015, de 27 de agosto, que procederam respetivamente a uma primeira e segunda alteração ao decreto-lei n.º 151-B/2013 de 31 de outubro.

O projeto de repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente, a Energia Eólica, contribuindo para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento do Protocolo de Quioto, enquadrando-se nos objetivos da Estratégia Nacional de Energia, aprovada para o período até 2020.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com:

– Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

– Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);

– Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);

– Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts