À medida que vários países tentam cumprir com as metas climáticas, a transição para energias renováveis é uma tendência que abrange a grande maioria dos países a nível mundial.
O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) divulgou em março, o Relatório Global de Energia Eólica 2021. Este relatório mostra que a indústria eólica mundial estabeleceu um novo recorde em 2020: 93 GW (Gigawatts) de novas instalações em todo o mundo, um aumento de 53% em relação ao ano anterior.
Hoje, existem 743 GW de capacidade de energia eólica em todo o mundo, ajudando a evitar mais de 1,1 bilhão de toneladas de CO2, o equivalente às emissões anuais de carbono da América do Sul.
China e os Estados Unidos são os dois maiores mercados de energia eólica do mundo. Em 2020, alcançaram um crescimento recorde em instalações eólicas, somando 75% das novas instalações.
Numa lista dominada pela Europa, são os países asiáticos que, combinados, têm a maior capacidade eólica do mundo. Conheça os 10 países com maior capacidade eólica do mundo:
1 – China
China é líder em energia eólica (221 GW), com mais de um terço da capacidade mundial. Possui o maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 7.965 megawatts.
Apesar de ter a maior capacidade de energia eólica (e solar) do mundo, a china ainda produz 53% da eletricidade a carvão. No entanto, o país tem como meta a neutralidade de carbono até 2060, a energia eólica, assim como outras fontes renováveis, irão continuar a crescer à medida que as centrais de carvão forem gradualmente retiradas para cumprir as metas de descarbonização.
2 – EUA
Os Estados Unidos surge em segundo lugar nesta lista, com 96.4 GW de capacidade instalada. O país possui seis dos dez maiores parques eólicos onshore do mundo. Isso inclui o Alta Wind Energy Center na Califórnia, o segundo maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 1.548 MW.
Recentemente o presidente Joe Biden anunciou uma meta de 30 GW de capacidade eólica offshore a ser instalada até 2030 e mobilizou vários departamentos governamentais para supervisionar a rápida expansão desta indústria como parte de um esforço mais amplo para descarbonizar totalmente o sistema de energia dos EUA até 2035.
3 – Alemanha
Com 59,3 GW, a Alemanha possui a maior capacidade instalada de energia eólica na Europa e a terceira a nível mundial. Os seus maiores parques eólicos offshore são os Gode Windfarms, que têm uma capacidade combinada de 582 MW.
O país pretende fornecer 65% de todo o seu consumo de eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030 e, para cumprir essa ambição, pretendem ter 71 GW de capacidade eólica onshore até 2030, bem como 20 GW instalados no mar (offshore).
4 – Índia
A Índia tem a segunda maior capacidade eólica da Ásia, com uma total de 35 gigawatts. Além da China, a Índia é o único país asiático a figurar nesta lista. O terceiro e o quarto maiores parques eólicos terrestres do mundo estão instalados na Índia (parque eólico Muppandal de 1.500 MW em Tamil Nadu e o Parque Eólico Jaisalmer de 1.064 MW em Rajasthan).
5 – Espanha
Espanha é o segundo país europeu e o quinto a nível mundial com maior capacidade eólica, um total de 23 gigawatts que cobre 18% do seu fornecimento de eletricidade.
6 – Reino Unido
O Reino Unido tem uma capacidade total de 20,7 gigawatts. Possui seis dos 10 projetos eólicos offshore de maior capacidade do mundo. Um deles é o projeto Walney Extension, que é o maior projeto eólico offshore do mundo.
7 – França
A França tem uma capacidade instalada de 15,3 gigawatts. O país encontra-se neste momento numa transição a nível energético, substituindo a energia nuclear, que corresponde a 75% do fornecimento de energia, para fontes renováveis.
8 – Brasil
Com 14,5 gigawatts, o Brasil possui a maior capacidade eólica da América do Sul.
9 – Canadá
A capacidade de energia eólica do Canadá é de 12,8 gigawatts. O projeto Rivière-du-Moulin de 300 MW é o maior parque eólico do Canadá.
10 – Itália
No final desta lista surge a Itália, que atinge os 10 gigawatts em capacidade de energia eólica.
Fontes: Jornal Económico; evwind