A produção de resíduos é uma das principais e atuais ameaças que a nossa sociedade e nosso planeta enfrentam. Combater este problema através do desenvolvimento de ações de prevenção e redução de resíduos e da adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigos do ambiente, é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos.
Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, é importante relembrar que as embalagens contribuem para a poluição do solo e da terra e representam cerca de metade da deposição de lixo marinho e, por outro lado, provocam emissões de CO2 , as quais se prevê que atinjam 66 milhões de toneladas de CO2 em 2030.
É um facto de que a utilização de embalagens veio facilitar, por exemplo, a conservação e transporte de alimentos, mas a quantidade de embalagens que são produzidas e que se transformam em resíduo, tornou-se num grave problema ambiental.
Dados referentes a 2020, indicam que a UE produziu um total de 79,3 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o que corresponde a 177 kg por pessoa. As embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado na UE.
Durante a semana de 18 e 26 de novembro, realizou-se a mais recente edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – sigla em inglês), que este ano teve como tema central “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”
O tema escolhido para 2023 teve como objetivo, alertar a população para o uso excessivo de embalagens e mudar hábitos, promovendo a reutilização de embalagens e a adoção de práticas mais sustentáveis, de forma a reduzir o consumo excessivo de embalagens.
A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, esclarece no entanto, que “embora as embalagens de plástico, pelas características específicas deste material, sejam alvo de uma preocupação acrescida, é importante ter em mente que o objetivo principal é mesmo reduzir a produção de resíduos de embalagens, sejam de plástico, papel, madeira ou qualquer outro material. A eliminação de embalagens desnecessárias e o recurso ao reutilizável, sempre que possível, será a melhor solução e não a substituição de embalagens descartáveis de plástico, por embalagens descartáveis de papel ou tecido.”
Esta iniciativa anual promove ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa.
Como participar?
Se é uma entidade pública, associação, ONG/ONGA, empresa, estabelecimento de ensino, outro organismo ou cidadão individual e estiver interessado em realizar uma ação de sensibilização sobre a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, reciclagem ou limpeza de resíduos durante esta Semana Europeia, poderá participar como promotor.
Para participar de forma individual ou em grupo informe-se sobre as ações que decorrem perto da sua casa, através do site da EWWR.
Para mais informações consulte o site da EWWR.
Porque é importante reduzir a produção de resíduos?
A redução de resíduos é uma emergência para a União Europeia.
O lixo doméstico duplicou desde 1970 e manteve-se num nível elevado nos últimos anos.
Dados referente as 2018, indicam que foram gerados 492 kg de resíduos urbanos por pessoa nos Estados-Membros da UE. Esse desperdício é resultado de modos de produção e consumo não sustentáveis.
O consumo de produtos (incluindo a sua produção, transporte e distribuição), representa cerca de 50% das emissões que contribuem para as alterações climáticas.