A Fórmula E é um campeonato inovador da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a primeira competição de monolugares totalmente elétricos do mundo. Representa uma visão do futuro da indústria automóvel, servindo como base de pesquisa ao desenvolvimento de veículos elétricos, acelerando o interesse generalizado por este tipo de automóveis e promovendo a sustentabilidade ambiental.
A EDP Renováveis (EDPR), líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto maior produtor mundial de energia eólica, colaborou com a Fórmula E, o primeiro campeonato realizado com monolugares totalmente movidos a energia elétrica, também conhecida como a “Fórmula 1 elétrica”.
A EDPR doou 10 000 certificados verdes, o suficiente para cobrir as necessidades energéticas de toda a sessão de abertura da prova e alinhar o consumo energético da Fórmula E com as vantagens ambientais da energia eólica, através da compra de Certificados de Energia Renovável (CER).
Alejandro Agag, CEO da Fórmula E afirmou: “Estou extremamente satisfeito com o facto de a EDPR nos ter permitido cobrir as necessidades energéticas da sessão de abertura da Fórmula E. Tanto nós como a EDPR, estamos empenhados na promoção e utilização das energias renováveis e na consequente minimização da nossa pegada de carbono. Este aspeto transforma a nossa colaboração numa combinação perfeita.”
Gabriel Alonso, CEO da EDP Renewables North America, acrescenta: “Através desta iniciativa, a EDPR procura apoiar novas tecnologias I+D na indústria automóvel associadas à energia elétrica, com o objetivo final de fomentar o interesse dos amantes do desporto motorizado por carros de corrida que utilizem energias menos poluentes.”