fbpx

Antártida: Estudo pede urgência para o pólo sul

É a primeira vez que a comunidade internacional formula uma visão coletiva para a Antártida. 75 cientistas de 22 países reuniram e agora alertam para as áreas científicas que precisam de intervenção urgente.

José Xavier, do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, foi o único investigador português a participar nesta cimeira científica e no artigo publicado pela revista Nature, que indica qual a estratégia a seguir nos próximos 20 anos.

Os cientistas selecionaram 6 grandes áreas científicas onde é necessário intervir:

— Definir o alcance global da atmosfera da Antártida e do Oceano Antártico;

— Compreender como, onde e porquê a camada de gelo da Antártida está a desapareder;

— Revelar a história da Antártida;

— Aprender sobre como a vida na Antártida evoluiu e sobreviveu;

— Observar o espaço e o universo e reconhecer e mitigar a influência humana.

Porque é importante estudar as mudanças ambientais na Antártida?

Segundo José Xavier, as mudanças na Antártida, que é maior que o continente Europeu, podem ter implicações no planeta inteiro.

 

Como coordenador da sessão que reuniu especialistas sobre a vida no Oceano Antártico e Ecologia, José Xavier teve um papel muito ativo: “É essencial perceber, por exemplo, quais as espécies que nos podem levar a compreender o funcionamento do Oceano Antártico, que espécies poderão extinguir-se no futuro próximo e como as alterações climáticas afetam, e poderão afetar, as pescas no Oceano Antártico“.

No artigo chama-se a atenção para a necessidade urgente da comunidade internacional adotar uma estratégia para a Antártida.

Depois de passar nove meses ininterruptos na Antártida, o cientista português, José Xavier, fez das suas experiências um livro – “Experiência Antárctica“.

Se quiser ler o artigo publicado na Nature clique aqui.

Fontes: RTP e Portugal Digital

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.