fbpx

Cimeira sobre as Alterações Climáticas 2014

O Ministro do Ambiente e a Quercus estiveram em Nova Iorque para acompanhar a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

Líderes de 193 países foram convocados para várias reuniões, uma delas a Cimeira sobre o Clima, iniciativa do Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para tentar acelerar compromissos vinculativos em defesa do ambiente e para evitar o agravamento do aquecimento global.

Ban Ki-moon convidou líderes mundiais, de governo, finanças, empresas e sociedade civil para a Cimeira sobre as Alterações Climática da ONU de 2014 com intenção de galvanizar e catalisar a ação climática. Ele pediu a esses líderes para apresentar propostas ousadas ​​e ações que reduzirão as emissões poluentes, fortalecer o clima e mobilizar a vontade política para um acordo legal em 2015.

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, esteve nos EUA para apresentar a proposta de Compromisso para o Crescimento Verde, pretendendo o Governo que a atividade dos setores “verdes” tenha um impacto na economia de 3.000 milhões de euros em 2020, subindo aos 5.100 milhões em 2030, e que possa criar o dobro dos empregos.

compromisso para p crecimento verde

Realizaram-se quatro sessões temáticas durante a tarde da cimeira: o argumento económico a favor da ação climática; ciência climática; os benefícios da ação climática para saúde e geração de emprego; e os pontos de vista das pessoas que vivem na linha de frente do clima.

A meta da cimeira da ONU é assinar um novo tratado, em Paris, em dezembro de 2015, que fortalecerá o tratado de Quioto. Até lá, realiza-se esta cimeira em Nova Iorque e a conferência em Lima, no Perú, em dezembro de 2014.

Fontes: Observador e Nações Unidas

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.