A APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente em conjunto com a Universidade de Aveiro organizaram o CLIMA 2014 – IV Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas, que decorreu na Universidade de Aveiro.
Mudanças climáticas sempre existiram ao longo dos milhares de anos do planeta Terra. No entanto, no último século, o ritmo entre estas variações climáticas sofreu uma forte aceleração.
Segundo José Xavier, reconhecido investigador da Universidade de Coimbra, as mudanças na Antártida, que é maior que o continente Europeu, podem ter implicações no planeta inteiro. “É essencial perceber, por exemplo, quais as espécies que nos podem levar a compreender o funcionamento do Oceano Antártico, que espécies poderão extinguir-se no futuro próximo e como as alterações climáticas afetam, e poderão afetar, as pescas no Oceano Antártico“.
As três primeiras edições do Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas decorreram na Universidade de Aveiro (2008), na Exponor (2010) e na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (2012), tendo sido um grande sucesso do ponto de vista científico e de participação, contando com inúmeras intervenções de oradores nacionais e internacionais.
Assim, este Congresso tem-se vindo a afirmar progressivamente como um evento de referência em Portugal sobre a temática das Alterações Climáticas.
O CLIMA 2014 levou a debate um conjunto de temáticas emergentes ao nível da política internacional e nacional em matéria de Alterações Climáticas, as quais cremos serem da maior relevância para o desenvolvimento sustentável do país.
Leia também: Antártida: Estudo pede urgência para o pólo sul