O Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril e este ano, com a celebração do 50º aniversário, o tema escolhido pela ONU, foi a “Ação Climática”.
Em comunicado, a ONU refere que “as alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”
Para o ano 2020 e face às circunstâncias que vivemos em consequência da pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), as celebrações deste dia foram organizadas pela Fundação Oceano Azul que desafiou as organizações portuguesas a adaptarem as suas comemorações à realidade atual.
Em comunicado, a Fundação Oceano Azul, revelou que mais de 40 organizações aderiram ao desafio, participando nas diversas atividades digitais sob o hashthag #EarthDayEmCasa.
As atividades iniciaram no dia 18 de Abril e prolongaram-se até ao dia 26 de Abril, nas respetivas plataformas digitais de cada entidade (sites, páginas de Facebook e Instagram).
Atividades realizadas:
- webinar sobre greenwashing;
- conversas sobre os mitos da reciclagem;
- identificação de microplásticos em casa;
- boas práticas ambientais;
- quizz variados, entre muitas outras.
Entre as atividades, várias foram dedicadas à biodiversidade:
- “Biodiversidade de Pantufas” (organizado pela Associação BioLiving, nos dias 21 e 22 de Abril, às 11h30 no Instagram (@Bio_Living e no Facebook (@associacaobioliving);
- “Desafio – Pinta uma ave de esperança” (organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, nos dias 21 e 22 de Abril, no Facebook @spea.birdlife);
- “Constrói uma tartaruga marinha” (organizado pela RIAS no dia de 21 de Abril, no Instagram @rias_olhao e no Facebook @rias.olhao);
- “Ria Formosa – conhecer e preservar” (organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve, no dia 22 de Abril às 12h30, no Instagram @ccvalg e no Facebook @ccvalgarve);
- “Há vida no litoral” (organizado pelo Geota, no dia de 22 de Abril, através do Facebook @cw.coordenacao.nacional).
O Oceanário de Lisboa também se juntou a esta celebração com a iniciativa ‘Missão_MAR, desvenda o crime climático’.
Segundo a Fundação o objetivo destas atividades consiste na “mobilização, a partir de casa, do maior número de cidadãos, para celebrar os 50 anos do Dia Mundial da Terra, considerando importante e reveladora a adesão de todas entidades a este desafio e da forte capacidade de adaptação às difíceis circunstâncias. Afirma ainda que em Portugal, a consciência coletiva e a vontade de proteger a natureza e o oceano são cada vez maiores.
Dia Mundial da Terra – Quando surgiu e porquê?
As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.
A organização deste evento foi uma resposta ativa sobre os problemas ambientais como a poluição, principalmente devido aos derrames de petróleo.
Fontes: Fundação Oceano Azul; Wilder