Dia Mundial do Ambiente

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Ecossistemas, Espécies, Fauna, Flora, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em Dia Mundial do Ambiente6938

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

As comemorações deste dia são uma oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança.

Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial do Ambiente – Tema para 2020

Este ano, o Dia Mundial do Ambiente foca-se no papel crucial da biodiversidade. A Colômbia em parceria com a Alemanha, é o país anfitrião para as celebrações mundiais.

“Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à proteção da biodiversidade”, afirmou Ricardo Lozano, ministro colombiano do Ambiente, em declarações na COP25 (Conferência das Partes) da Convenção da ONU para as Alterações Climáticas, em Madrid.

A Colômbia é um dos países com maior biodiversidade do mundo, com cerca de 10% da biodiversidade do planeta.

É o país com maior diversidade de espécies de aves e de orquídeas e o 2º país com maior número de espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.

Este será um ano crucial para a preservação da biodiversidade, uma vez que se inicia a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa para ampliar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, como parte do combate à crise climática. “Não há melhor momento do que este para nos unirmos pelo planeta”, afirmou Jochen Flasbarth, secretário de Estado do Ministério do Ambiente da Alemanha.

As celebrações deste ano contam ainda com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que este ano, devido à situação de pandemia por COVID-19, preparou diversas atividades virtuais que serão transmitidas pelas redes sociais.

O objetivo consiste em estimular reflexões sobre o momento atual, como forma de repensarmos nas nossas ações em relação ao meio ambiente, destacando a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e sobre como podemos construir um mundo melhor no pós-pandemia.

O surgimento do vírus COVID-19 enfatizou o facto de que, quando destruímos a biodiversidade, destruímos o sistema que sustenta a vida humana.  A natureza está efetivamente a enviar-nos uma mensagem! #timefornature

Mais informações sobre as celebrações deste dia, consulte o site: https://www.worldenvironmentday.global/


Fontes: World Environment Day, Wilder, UN Environment

Foto: Retirada do facebook da UNEP

Related Posts