fbpx

Dia Mundial do Ambiente | 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

As comemorações deste dia são uma oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança.

Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial do Ambiente – Tema para 2021

O Dia Mundial do Ambiente deste ano é dedicado à Restauração dos Ecossistemas

Todos os anos, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Ambiente são organizadas por um país diferente. O país anfitrião de 2021 é o Paquistão.

Iniciativas ambientais do Paquistão:
  • O governo do Paquistão planeia expandir e restaurar as florestas do país por meio de um programa de plantação de “10 bilhões de árvores”, ao longo dos próximos 5 anos.  O objetivo geral do programa consiste em reviver os recursos da Floresta e da Vida Selvagem no Paquistão, para melhorar a conservação geral das Áreas Protegidas existentes, incentivar o ecoturismo, o envolvimento da comunidade e a criação de empregos por meio da conservação.

 

 

  • O Paquistão lançou ainda um Fundo de Restauração do Ecossistema para apoiar soluções baseadas na natureza para as mudanças climáticas e facilitar a transição para iniciativas ambientalmente resilientes e ecologicamente direcionadas, cobrindo o florestamento e a conservação da biodiversidade.

 

  • Recentemente, o primeiro-ministro do Paquistão lançou a “Iniciativa de Áreas Protegidas” para desenvolver 15 áreas protegidas modelo em todo o país e conservar mais de 7300 km2 de área de terra.

 

Como anfitrião do Dia Mundial do Ambiente, o Paquistão destacará as questões ambientais e apresentará as próprias iniciativas do país e o seu papel nos esforços globais.

O dia será celebrado em todo o mundo através de vários eventos e atividades.

APA: Debate sobre os “Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente”.

Em Portugal, este ano também se celebram os 50 anos da criação do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA-Comissão Nacional do Ambiente.

Com este propósito, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e o CNADS-Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, promoveu, no dia 5 de junho, uma sessão online de debate sobre os “Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente”.

Esta websessão foi transmitida através da página do YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente. 

Este será um ano crucial para a preservação da biodiversidade, uma vez que se inicia a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa para ampliar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, como parte do combate à crise climática. “Não há melhor momento do que este para nos unirmos pelo planeta”, afirmou Jochen Flasbarth, secretário de Estado do Ministério do Ambiente da Alemanha.

Em que consiste a restauração de ecossistemas?
A restauração de ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos.
 
Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode remover 13 a 26 giga toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.
 
Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030)

A Década (2021-2030) para a Restauração dos Ecossistemas foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Esta iniciativa tem como objetivo, a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. “Só com ecossistemas saudáveis ​​podemos melhorar a subsistência das pessoas, neutralizar as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.”

A Década 2021 a 2030 é também o prazo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a linha do tempo que os cientistas identificaram como a última chance de prevenir mudanças climáticas catastróficas.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Década da ONU está a construir um movimento global para acelerar a restauração do ecossistemas. Isso incluirá a construção de um impulso político para a restauração, bem como várias de iniciativas locais.

O surgimento do vírus COVID-19 enfatizou o facto de que, quando destruímos a biodiversidade, destruímos o sistema que sustenta a vida humana. 

A celebração do dia Mundial do Ambiente 2021 pretende também estimular as reflexões sobre o momento atual, como forma de repensarmos nas nossas ações em relação ao meio ambiente, destacando a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e sobre como podemos construir um mundo melhor no pós-pandemia.

A natureza está efetivamente a enviar-nos uma mensagem! #timefornature.

Mais informações sobre as celebrações deste dia, consulte o site: https://www.worldenvironmentday.global/

Fontes: World Environment Day, Wilder, geneva environment network, UNEP, mocc.

Foto: Retirada do facebook da UNEP

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.