Promotores convidados a registarem os seus projetos de Energia Renovável na Plataforma de Investimento Climático

Alterações climáticas, Ambiente, Blog, Eficiência Energética, Energia, Energias Renováveis, sustentabilidadeComentários fechados em Promotores convidados a registarem os seus projetos de Energia Renovável na Plataforma de Investimento Climático131

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) está a convidar os promotores e governos a registarem os seus projetos de Energias Renováveis, na Climate Investment Platform (CIP) – Plataforma de Investimento Climático, um portal que visa alinhar os capitais disponíveis com os projetos ambientalmente sustentáveis.

Esta iniciativa foi lançada por uma coligação de parceiros intergovernamentais durante a Cúpula de Ação Climática da ONU em setembro de 2019 e agora já se encontra totalmente operacional.

A IRENA juntamente com seus parceiros, SEforAll, PNUD e o Green Climate Fund, lançou a Plataforma de Investimento Climático, com o objetivo de:

  1. aumentar o fluxo de capital para os países em desenvolvimento;
  2. ampliar o desenvolvimento de projetos de energia renovável para atender às ambições climáticas;
  3. mobilizar investimentos de baixo carbono e resilientes ao clima.

Desde o lançamento, vários bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições financeiras internacionais e investidores privados, com crescente interesse em promover a transformação energética nos países em desenvolvimento, tornaram-se parceiros da iniciativa. Se pretender ser parceiro desta iniciativa, a oportunidade ainda permanece aberta. CLIQUE AQUI para aderir.

Fonte: IRENA

A fim de apoiar ainda mais a implementação da CIP, a agência internacional IRENA organizará uma série de fóruns de investimento regionais projetados para facilitar o intercâmbio entre governos e promotores de projetos registados na CIP, com os parceiros financeiros, no intuito de identificar áreas de cooperação e fortalecer a capacidade dos tomadores de decisão a desenvolver ambientes favoráveis ​​para investimentos em energia renovável.

Os fóruns de investimento serão organizados em torno de 14 regiões, permitindo que as atividades sejam ajustadas às necessidades específicas dos países. As regiões serão divididas em 5 sub-regiões em África, 4 na Ásia e 2 na América Latina, juntamente com arquipélagos nas regiões do Caribe, Ilhas do Pacífico e Sudeste Europeu.

Podem ser considerados os projetos de energia renovável, projetos de redes que estejam relacionados a energia renovável e projetos de eficiência energética.

Os proprietários de projetos podem registar os seus projetos na Plataforma de Investimento Climático em conformidade a cada um dos fóruns sub-regionais de investimento.

No âmbito desta iniciativa o Diretor geral da IRENA, Francesco La Camera, diz que “viabilizar o financiamento necessário é essencial para acelerar a transformação energética global com vista às metas climáticas e o desenvolvimento sustentável. Os recursos necessários para acelerar essa transformação estão disponíveis e podem ser canalizados para fins de projetos promissores e com impacto.”

Francesco La Camera explicou ainda que “a Agência adotou uma estratégia orientada para a implementação de ações que pretendem ajudar os países em desenvolvimento a obterem financiamento necessário para alcançar as metas climáticas”.

Sobre a IRENA…

A IRENA é uma organização intergovernamental que apoia os países na sua transição para um futuro energético sustentável e serve como a principal plataforma para a cooperação internacional e um repositório de conhecimento de políticas, tecnologias, recursos e instrumentos financeiros sobre energias renováveis.

Com 160 Membros (159 Estados e a União Europeia) e outros 23 países em processo de adesão e ativamente envolvidos, a IRENA promove a adoção generalizada e utilização sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo a bioenergia, geotérmica, hidroelétrica, oceânica, solar e eólica, na busca do desenvolvimento sustentável, acesso à energia, segurança energética e crescimento e prosperidade económica com baixas emissões de carbono.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou diversos trabalhos no âmbito de projetos ligados ao setor das Energias Renováveis.

Conheça alguns dos nossos projetos, aqui.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: [email protected].

 

 


Fonte: IRENA

Imagem de destaque: IRENA

Related Posts