O artigo 15.º da Diretiva 2012/19/UE relativa aos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) exige que os produtores de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) forneçam informações sobre a reutilização e tratamento de cada tipo de EEE colocado no mercado.
Para responder melhor às necessidades dos recicladores, o WEEE Forum, a associação internacional que reune 34 organizações de gestão de resíduos e da qual a Rede Electrão está integrada, lançou uma plataforma online, chamada Information for Recyclers – I4R.
Em parceria com a DigitalEurope e a CECED, esta plataforma pretende ser uma fonte de informação sobre a presença e localização de resíduos perigosos nos equipamentos elétricos e eletrónicos, que servirá também de guia aos recicladores para o correto tratamento destes resíduos.
O decreto-lei 61/2017, estabelece o regime jurídico da utilização de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE). O decreto pretende contribuir para a proteção da saúde humana e do ambiente, incluindo uma valorização e eliminação, ecologicamente corretas, dos resíduos de EEE.
Vantagens da plataforma
- Formar os profissionais do setor;
- Informar e sensibilizar o cidadão comum para os perigos dos resíduos que constam nos equipamentos elétricos;
- Informar os cidadão sobre a importância da sua correta reciclagem.
Pedro Nazareth, diretor geral da Amb3e – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, explicou que “esta é uma ferramenta da mais alta importância e que irá ajudar a melhorar o processo de tratamento de resíduos perigosos de todos os que reciclam”.
Acrescenta ainda dizendo que “o processo de criação da I4R foi longo mas muitíssimo enriquecedor, onde houve lugar à participação dos produtores, o que permitiu contribuir para este produto final e, em última análise, para que todos saibamos reciclar corretamente resíduos elétricos.”
A I4R disponibiliza, de uma forma acessível, informações importantes sobre substâncias perigosas que estão presentes em resíduos elétricos e pretende otimizar o setor da reciclagem, ao ser uma ferramenta que ajuda as várias entidades a trabalharem em conjunto para uma melhor economia circular.
Esta plataforma será gerida e atualizada pelo WEEE Forum, de forma a acompanhar a evolução no tratamento e reciclagem dos resíduos perigosos.
Fonte: Ambiente Magazine