Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2020 – PENSAAR 2020
Na apresentação do PENSAAR 2020, no centro de congressos de Lisboa, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva afirmou: “Pretende-se, assim, com esta nova estratégia para o setor, promover junto das populações o acesso a um serviço público de água e saneamento de qualidade adequado às suas necessidades, com custos socialmente aceitáveis“.
O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, lembrou que, “apesar da maturidade atingida, o setor defronta-se com novos desafios que requerem uma estratégia voltada para um novo paradigma”, que esteja “focalizada na gestão eficiente dos seus recursos”.
E acrescentou: “Estes novos desafios, sejam a resiliência e segurança dos serviços de água e saneamento, ou o seu apoio ao crescimento verde, requerem a prestação de serviços de qualidade de uma forma altamente profissionalizada e sustentáveis social, económica e financeiramente”.
Paulo Lemos referiu ainda que “este é o lema do Pensaar 2020, que tenta ir além do quadro estratégico através da apresentação de um plano de ação e de um plano para a sua gestão“.
Estruturado em quatro fases – diagnóstico da situação atual, objetivos, cenários e soluções, e planos de ação e monitorização – o Pensaar 2020 integra também um plano de gestão, que engloba um modelo de governança e respetiva monitorização.