fbpx

Nova estratégia do setor das águas e saneamento – PENSAAR 2020

Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2020 – PENSAAR 2020

Na apresentação do PENSAAR 2020, no centro de congressos de Lisboa, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva afirmou: “Pretende-se, assim, com esta nova estratégia para o setor, promover junto das populações o acesso a um serviço público de água e saneamento de qualidade adequado às suas necessidades, com custos socialmente aceitáveis“.

O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, lembrou que, “apesar da maturidade atingida, o setor defronta-se com novos desafios que requerem uma estratégia voltada para um novo paradigma”, que esteja “focalizada na gestão eficiente dos seus recursos”.

E acrescentou: “Estes novos desafios, sejam a resiliência e segurança dos serviços de água e saneamento, ou o seu apoio ao crescimento verde, requerem a prestação de serviços de qualidade de uma forma altamente profissionalizada e sustentáveis social, económica e financeiramente”.

Paulo Lemos referiu ainda que “este é o lema do Pensaar 2020, que tenta ir além do quadro estratégico através da apresentação de um plano de ação e de um plano para a sua gestão“.

Estruturado em quatro fases – diagnóstico da situação atual, objetivos, cenários e soluções, e planos de ação e monitorização – o Pensaar 2020 integra também um plano de gestão, que engloba um modelo de governança e respetiva monitorização.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.