Portugal é um dos países da UE com mais gases com efeito estufa absorvidos pelas florestas

Ambiente, BlogComentários fechados em Portugal é um dos países da UE com mais gases com efeito estufa absorvidos pelas florestas1385

Segundo os dados mais recentes revelados pelo Eurostat no Dia Internacional das Florestas, que se celebra todos os anos no 21 de Março, Portugal está acima da média global da União Europeia (UE) relativamente aos países que absorvem emissões de gases com efeito estufa através da floresta.

As florestas desempenham um papel significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O recente relatório indica que atualmente a UE absorve 417 milhões de toneladas de gases, incluindo CO2, o que corresponde a cerca de 9% das emissões totais de gases com efeito estufa (4 450 milhões de toneladas). Se recuarmos no tempo, em 1990, a absorção de gases era menor, representava 7%, o que correspondia a 375 milhões de toneladas.

Os estados-membros que mais absorvem emissões de gases através da floresta são:

  1. Suécia (84%),
  2. Finlândia (60%),
  3. Lituânia (44%),
  4. Eslovénia (35%).

Portugal surge em 8.º lugar com uma absorção de gases com efeito estufa que ronda os 18%.

De acordo com o Eurostat, “as florestas e as terras arborizadas correspondem a mais de 182 milhões de hectares na União Europeia, o que representa cerca de 42% da área total de terra da zona europeia”. 

Se analisarmos a área de floresta como uma proporção da área total de terra de cada país, a Finlândia atinge 71% da área total de terra, enquanto a Suécia chega aos 67%, afirmando-se como os países que mais área florestal têm no seu território. Segue-se a Eslovénia (64%), a Estónia (58%), a Letónia (56%), enquanto os Países Baixos (8%), Malta (11%) e Dinamarca (16%) são os países com menos região florestal, refere o relatório da Eurostat.

Fonte: Jornal de Negócios

Related Posts