fbpx

Planos de Gestão Florestal e da Biodiversidade

NOCTULA – Consultores em Ambiente em colaboração com entidades parceiras pode auxiliar a sua empresa na elaboração de Planos de Gestão Florestal e Plano de Gestão de Biodiversidade.

Com o intuito de obter um índice de valoração das áreas a estudar, em função dos habitats e principais espécies florísticas e faunísticas, a equipa da NOCTULA, também presta serviços de inventariação, georeferenciação, análise e cartografia dos sistemas ecológicos (flora, fauna, vegetação e habitats naturais), uma ferramenta fundamental na tomada e avaliação de decisões, quer a nível de gestão quer a nível de planeamento de determinada exploração/projeto.

A inventariação e análise dos valores naturais permite ainda o levantamento de todas as áreas de maior relevância ecológica.

Planos de Gestão Florestal

O Plano de Gestão Florestal consiste numa ferramenta de orientação e de suporte a uma gestão florestal sustentável, tendo como principal objetivo salvaguardar os recursos florestais e naturais.

Lei n.º 33/96, de 17 de Agosto rege a política florestal nacional e estabelece os princípios orientadores relativos ao reconhecimento da floresta como recurso natural renovável e necessidade da gestão e o uso da floresta se desenvolverem de acordo com as políticas de âmbito nacional.

O processo de elaboração, aprovação e execução dos Plano de Gestão Florestal foi definido no Decreto-Lei n.º 205/99, 09 de Junho, revogado pelo Decreto-Lei n.º 16/2009 de 14 de janeiro, e alterado pelos Decreto-Lei n.º 114/2010Decreto-Lei n.º 27/2014Decreto-Lei n.º 65/2017 e Decreto-lei n.º 11/2019 que aprova o regime jurídico dos planos de ordenamento, de gestão e de intervenção de âmbito florestal.

Planos de Gestão da Biodiversidade

Um Plano de Gestão da Biodiversidade consiste num documento técnico desenvolvido para manter ou valorizar a biodiversidade ao longo da fase de exploração empreendimento ou projeto.

A elaboração deste plano foca-se na identificação, avaliação, conservação e valorização dos aspectos relevantes para a biodiversidade, que sirvam os seguintes propósitos:

  • Evitar ou mitigar a perda de biodiversidade, com o objetivo de manter a diversidade de espécies, habitats e ecossistemas e a integridade das funções ecológicas;
  • Contribuir para a remediação da perda significativa de biodiversidade.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a nossa equipa pode apoiar a sua empresa na elaboração e implementação:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.