71% dos sítios naturais da UNESCO serão afetados pelas Alterações Climáticas

Alterações climáticas, Ambiente, BlogComentários fechados em 71% dos sítios naturais da UNESCO serão afetados pelas Alterações Climáticas132

Sete em cada 10 sítios naturais, incluídos numa lista de mais de mil locais defendidos pelos critérios da UNESCO como património mundial, serão afetados pelas alterações climáticas. O alerta é feito pelo Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, durante uma conferência dedicada aos “Territórios UNESCO e as Alterações Climáticas”.

Filipe Duarte Santos, explicou que as “concentrações de dióxido de carbono (CO2) aumentaram 42% desde o período pré-industrial”. Explicou ainda, que as temperaturas na Terra, que estiveram 52 milhões de anos num processo descendente, vão fazer o percurso inverso em apenas centenas de anos.

Os combustíveis fósseis são apontados como os maiores emissores de CO2 (62%). Filipe Duarte Santos indicou durante a conferência, algumas das principais consequências da subida da temperatura no nosso planeta.

Principais consequências:

1) Fenómenos de extremos meteorológicos mais frequentes;

2) Subida do nível do mar, que levam a ciclones tropicais mais intensos e com mudança de trajetória, aproximando-se da Europa;

3) Destruição de recifes de coral pelo aumento da temperatura da água;

4) “Descida abrupta” do pH dos oceanos (água mais ácida devido à absorção do CO2), que se tinha mantido constante nos últimos 25 milhões de anos;

5) Tendência cada vez maior de menos chuva nos países do sul da Europa e no Mediterrâneo, na ordem dos 30%.


Atualmente a lista Património Mundial da UNESCO conta com 1092 sítios (209 sítios naturais, 845 culturais e 38 mistos), distribuídos por 167 países. Desta lista 54 sítios encontram-se classificados na categoria “Em Perigo”.

Conheça a lista completa, aqui: whc.unesco.org/en/list/.

Portugal tem 15 locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Pode ver a lista completa, aqui: whc.unesco.org/en/statesparties/PT.

15 locais classificados como Património Mundial pela UNESCO

O Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Filipe Morais Cabral, também presente nesta conferência, referiu que “em Portugal há 11 reservas da biosfera e 4 geoparques naturais, sítios classificados pela UNESCO e que assumem um importante papel na mitigação das alterações climáticas.”

Presente também nesta conferência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou a responsabilidade que Portugal tem nesta matéria, por ser um dos países mais afetados e também um dos mais empenhados na luta contra as alterações climáticas.


Fonte: Ambiente magazine

Imagem de destaque: Paisagem da cultura da Vinha da Ilha do Pico – Açores (Património Mundial da UNESCO)

Related Posts