fbpx

Desafio EDP: Deteção de falhas em turbinas eólicas

A EDP desafiou estudantes, académicos, startups e a comunidade tecnológica a encontrar soluções para os problemas operacionais das suas turbinas eólicas.

De acordo com comunicado apresentado pela EDP, “a manutenção preditiva é um processo que visa prever quando um determinado equipamento pode falhar e identificar quando é o momento certo para realizar uma intervenção de manutenção. Como estratégia de manutenção, a manutenção preditiva tem o potencial de minimizar os custos e tempo despendidos durante a manutenção.”

O desafio proposto por um dos maiores líderes do setor energético, consistiu em recolher novas soluções no âmbito da manutenção preditiva, que os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver até Junho de 2019.

Todos os participantes tiveram de desenvolver soluções que pudessem prever antecipadamente quando é que as turbinas eólicas poderiam falhar, antecipando assim, os momentos de manutenção e, com isso, diminuir as paragens dos parques eólicos.

Para isso, os participantes tiveram de se concentrar nos recursos de previsão para detetar falhas precoces e, consequentemente, reduzir os custos de manutenção. Os componentes  monitorizados foram:

  • Caixa de velocidade
  • Gerador
  • Rolamento do gerador
  • Transformador
  • Grupo Hidráulico

 

Para este desafio a EDP forneceu 2 anos de registros SCADA de 5 turbinas eólicas e dados meteorológicos para que os participantes conseguissem desenvolver e testar os seus modelos.

Os melhores participantes tiveram a oportunidade de apresentar os seus modelos de manutenção preditiva à equipa da EDP.

O vencedor deste desafio ganhou um prémio de 5 mil euros. Além da recompensa financeira, os participantes tiveram a oportunidade de ter acesso a dados muito procurados pela comunidade académica e tecnológica, essenciais para desenvolver novos projetos relacionados com o negócio na área das energias renováveis.

Para a EDP, este desafio foi uma forma de estar em estreita colaboração com a comunidade científica, promovendo a geração de conhecimento, ao mesmo tempo que identifica pessoas e empresas com potencial para a criação de novas ferramentas e soluções para o crescimento do setor energético.

Este desafio surgiu em consequência da apresentação da plataforma onlineEDP Open Data, plataforma onde a EDP disponibiliza os dados operacionais de vários negócios ligados ao setor das energias, incluindo parques eólicos e centrais solares.

Segundo um comunicado da empresa, através desta plataforma, “qualquer pessoa pode ver e analisar a produção de energia limpa, a disponibilidade das turbinas e painéis, as condições meteorológicas e outros dados técnicos do grupo EDP”.

Fonte: Open data EDP

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.