Em 1872 face à escassez de árvores no Nebrasca (EUA), a população local decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e partir dessa altura, todos os anos, no primeiro dia de primavera, a 21 de março, começou-se a celebrar o “Dia Mundial da Árvore”.
Desde o ano de 2012 que este dia passou a ser considerado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o “Dia Internacional das Florestas”, como forma de alertar para importância de todos os tipos de espécies de árvores e florestas.
Dia Internacional das Florestas
A gestão sustentável e o uso de recursos da floresta são fundamentais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e bem-estar das atuais e futuras gerações.
Apesar de todos os benefícios ecológicos, económicos, sociais e de saúde, as florestas estão ameaçadas por fogos, doenças, secas e pela desflorestação. Estima-se que entre 2015 e 2020, mais de 10 milhões de hectares de floresta perderam-se como consequência da desflorestação. As pragas de insetos danificam cerca de 35 milhões de hectares de florestas todos os anos e o fogo destruiu perto de 98 milhões de hectares de floresta, em todo o mundo.
Para as comemorações de 2023, a Organização das Nações Unidas escolheu o tema: “Florestas Saudáveis para Pessoas Saudáveis“.
“Florestas saudáveis para pessoas saudáveis”
A conservação e uso sustentável das florestas é a melhor forma de proteger o nosso planeta.
Manter as florestas saudáveis é vital para a saúde do planeta, em todas as suas formas, enquanto meio de subsistência e nutrição e como fonte de biodiversidade.

Fonte: ICNF; United Nations