fbpx

Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

Em 1872 face à escassez de árvores no Nebrasca (EUA), a população local decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e partir dessa altura, todos os anos, no primeiro dia de primavera, a 21 de março, começou-se a celebrar o “Dia Mundial da Árvore”.

Desde o ano de 2012 que este dia passou a ser considerado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o “Dia Internacional das Florestas”, como forma de alertar para importância de todos os tipos de espécies de árvores e florestas.

Dia Internacional das Florestas

A necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis é de extrema importância.

Por esse motivo a Organização das Nações Unidas, em parceria com Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), o Congresso Mundial do IUFRO 2024 e a Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU) escolheram como mote para as comemorações de 2022, o tema: FLORESTAS: consumo e produção sustentáveis“.

O mundo enfrenta atualmente desafios sem precedentes, e as alterações climáticas encontram-se entre os mais prementes de todos. Estes desafios ameaçam o bem-estar das pessoas e da natureza e exigem uma ação imediata na criação de soluções inovadoras e criativas que coloquem o mundo no caminho da paz e da prosperidade num planeta saudável.
 
“Escolha madeira sustentável, pelas pessoas e pelo planeta”

A importância das comemorações deste dia, predem-se com o objetivo de garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um contínuo esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.

Fonte: ICNF

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.