fbpx

Dia Mundial da Água – 22 de Março

O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março e tem como objetivo promover uma reflexão global por parte da população, sobre a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos.

A comemoração do Dia Mundial da Água foi instituída em 1993, através de uma resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O intuito é que nessa data sejam realizadas atividades que promovam a consciencialização da população sobre a importância deste recurso natural e se implementem estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida da população.

Todos os anos, após consulta a várias organizações da ONU, a UN-Water seleciona um tema específico para comemorar o Dia Mundial da Água. O foco central do tema consiste em inspirar ações em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

O mote  para o ano de 2022 foi divulgado recentemente e aborda o tema: Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”

Como reflexão para este dia a UN-Water deixou a seguinte mensagem:

A água subterrânea é invisível, mas o seu impacto é visível em todos os lugares.

Fora da vista, sob os nossos pés, a água subterrânea é um tesouro escondido que enriquece as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas.

Quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea. Mas, à medida que as alterações climáticas pioram, a sua escassez aumenta.

Precisamos trabalhar juntos para gerir de forma sustentável este recurso precioso.

A água subterrânea pode estar fora de vista, mas não deve estar fora da mente!

A UN-Water realça que devemos proteger as águas subterrâneas da poluição e usá-las de forma sustentável, equilibrando as necessidades das pessoas e do planeta.

O papel vital das águas subterrâneas nos sistemas de água e saneamento, agricultura, indústria, ecossistemas e adaptação às mudanças climáticas deve ser refletido na formulação de políticas de desenvolvimento sustentável.

Em Portugal, para comemorar este dia a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas promove, no próximo dia 22 de março, às 22 horas, a HORA DE FECHAR A TORNEIRA.

Denominada por H2Off, a campanha visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da água. 

No dia 1 de Outubro, em Portugal também se celebra desde 1983 o Dia Nacional da Água, data que coincide com o início do ciclo hidrológico.

Fontes: World Water Day;

Imagem de destaque: Freepik created by pikisuperstar – www.freepik.com.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.