fbpx

Dia Mundial da Terra – 22 de Abril

Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril em mais de 190 países. Neste dia milhões de pessoas assumem o seu “compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.

“Investir no planeta” é o tema escolhido para as comemorações de 2023.  Este tema alerta para a importância de se mudar as estratégias politicas e empresariais, no sentido de se tomarem medidas que possam minimizar os problemas relacionados com o clima.

Este é o momento de investir na defesa do planeta e de preservar e proteger a nossa saúde, as nossas famílias, os nossos meios de subsistência. Um futuro verde é um futuro próspero!

Em comunicado, a ONU refere que “as alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”

Dia Mundial da Terra – Quando surgiu e porquê?

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

A organização deste evento foi uma resposta ativa sobre os problemas ambientais como a poluição, principalmente devido aos derrames de petróleo.

O que podemos fazer pelo nosso planeta?

Mudar o mundo depende de cada um de nós! Por isso, o Dia Mundial da Terra é dedicado à consciência, mas também a pequenos gestos que podemos fazer para tornar o planeta  ambientalmente mais sustentável.

Opções sustentáveis para melhorar a nossa pegada ecológica:
  1. reduzir o consumo de bens alimentares, roupa e energia;
  2. evitar o desperdício;
  3. reutilizar tudo o que for possível;
  4. reciclar;
  5. aderir à compostagem;
  6. optar por lâmpadas LED;
  7. evitar materiais plásticos;
  8. utilizar transportes públicos ou até mesmo optar por veículos não poluentes, como por exemplo a bicicleta.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.