O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado anualmente a 17 de junho. Foi proclamado através da Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115, de 30 de janeiro de 1995.
Este dia pretende despertar a opinião pública para o problema da desertificação, cujo principal responsável é a ação humana e consequentes alterações climáticas.
As comemorações de 2022 são dedicadas ao tema “Superar a Seca Juntos”. Este tema centra-se na urgência de adoptar políticas e medidas à escala local, regional e global para evitar os piores efeitos da desertificação.
A Espanha, por ser um dos países mais vulneráveis à seca, escassez de água e impactos relacionados às mudanças climáticas, é a anfitriã do Dia da Desertificação e Seca 2022.
Em comunicado, o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação – UNCCD, Ibrahim Thiaw, afirmou que “os fenómenos que vivemos hoje são muito piores, em grande parte devido à atividade humana. A escassez de alimentos e água, bem como os incêndios florestais causados pelas secas, intensificaram-se nos últimos anos”.

A seca é um dos desastres naturais mais destrutivos em termos de perda de vidas, decorrentes de impactos como os incêndios florestais e stress hídrico. Agravadas pela degradação da terra e alterações climáticas, as secas estão aumentando em frequência e gravidade. Em 2050, prevê-se que as secas poderão afetar cerca de três quartos da população mundial.
Fonte: UNCCD