Dicas para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos!

Ambiente, Blog, Reciclagem, ResíduosComentários fechados em Dicas para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos!321

Adotando pequenos e simples gestos no nosso quotidiano podemos contribuir para reduzir significativamente a quantidade de resíduos que ‘sufoca’ o planeta e esgota os recursos naturais.

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2017 (SEPR), que decorreu em Novembro, foi desenvolvida uma ferramenta online onde podemos (re)descobrir alguns comportamentos de consumo sustentável.

A edição deste ano centrou-se no tema “Reutilizar e Consertar: Dar uma nova vida!” e teve como objetivo, sensibilizar os cidadãos europeus para a necessidade de fazer uma gestão sustentável dos resíduos que produzem.

Veja aqui uma pequena lista de “compromissos ambientais sustentáveis” partilhados pela SEPR:

1 – Separar corretamente os resíduos: Fazer uma correta separação melhora o processo de reciclagem.

2 – Priorizar a reparação para evitar deitar objetos fora: Opte por reparar o seu telemóvel, computador, impressora, sapatos, televisor, bicicleta, roupa, mobiliário… Desta forma conseguirá poupar recursos do nosso planeta.

3 – Entregar os equipamentos que já não funcionam: Entregue os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam no Ecocentro ou local adequado, para que possam ser recuperadas as matérias primas.

4 – Dizer não à publicidade não solicitada: Coloque um autocolante “Publicidade aqui não” na sua caixa de correio.

5 – Evitar os produtos perigosos: Escolha pilhas recarregáveis, detergentes ecológicos, tintas sem dissolventes químicos, etc. Cuide da sua saúde e do ambiente.

6 – Pedir emprestado ou alugar em vez de comprar: Peça emprestado e empreste livros, ferramentas, CDs, DVDs, jogos, etc. Opte por alugar os objetos que só utiliza ocasionalmente.

7 – Imprimir menos: Imprima apenas quando realmente necessita e, sempre que possível, de ambos os lados da folha de papel.

8 – Evitar os produtos com excesso de embalagens: Escolha produtos concentrados, recarregáveis e em embalagens reutilizáveis.

9 – Espalmar as embalagens que vão ser recicladas: Esvazie e espalme as embalagens antes de as separar. Desta forma, facilitará o processo de triagem e encaminhamento para reciclagem.

10 – Acabar com o desperdício alimentar: Faça uma lista de compras. Não desperdice, aproveite os restos.

11 – Adquirir artigos em 2ª mão: Compre móveis, roupa, livros, CD, DVD e jogos em segunda mão.

12 – Fazer compostagem doméstica dos restos de jardim e cozinha: Produza o seu próprio composto. É gratuito e de qualidade.

13 – Evitar as embalagens de bebidas: Beba água da torneira e compre bebidas em garrafas reutilizáveis.

14 – Usar sacos reutilizáveis: Leve consigo um saco reutilizável para fazer compras.

15 – Doar roupas que já não usa: Em vez de deitar fora as roupas que já não usa, doe-as ou troque-as em swap markets. 

Comprometa-se com algumas destas ações para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que produzimos!

Fonte: ewwrcommitment

Related Posts