Estudo de Incidências Ambientais – Linha Elétrica Caramulo-Tábua

Avaliação de Impacte Ambiental, Blog, Projetos, VídeosComentários fechados em Estudo de Incidências Ambientais – Linha Elétrica Caramulo-Tábua3257

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) da Linha Elétrica Caramulo-Tábua.

O EIncA visou o bom enquadramento ambiental do Estudo Prévio da linha de transporte de energia entre Caramulo e Tábua, que pretende transportar a energia produzida no futuro parque eólico de Guardão, ligando a sub-estação localizada na serra do Caramulo à subestação de Tábua.

A Linha aérea de Transporte de Energia (LTE), com uma tensão de 60 kV e comprimento de cerca de 30km, constitui um projecto associado ou complementar ao parque eólico de Guardão e possui um traçado que se desenvolve fora da Rede de Áreas Protegidas e das áreas integrantes da Rede Natura 2000 (que integra as Zonas de Protecção Especial).

Assessoria_tecnica_e_cientifica_NOCTULA

A LTE foi estudada durante a fase de Estudo Prévio do projeto parque eólico de Guardão. Contudo, o seu traçado foi significativamente alterado o que conduziu à necessidade de elaboração de um EIncA especificamente para avaliar as incidências ambientais previstas no âmbito do novo layout do projeto.

Na seleção dos locais de implantação dos 105 apoios e do traçado da linha, o proponente do projeto teve em conta critérios de otimização do transporte de energia, aspetos sócio-económicos e, naturalmente, os critérios ambientais.

Para o desenvolvimento do estudo, a NOCTULA – Consultores em Ambiente recorreu às metodologias e à profundidade de análise que constituem as boas práticas de elaboração dos Estudos de Incidências Ambientais, tendo em vista a produção de um documento de caráter operacional.

Veja um dos registos efetuados através da técnica de vídeo-armadilhagem: http://goo.gl/OpBhd5.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com este instrumento, em todas as áreas de intervenção:

– Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

– Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);

– Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);

– Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, o hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts