fbpx

Dia Mundial da Conservação da Natureza – 28 de Julho

Dia Mundial da Conservação da Natureza é celebrado todos os anos no dia 28 de Julho.

Este dia, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de incentivar e consciencializar as pessoas para a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação.

Este dia foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1988. Em Portugal a data foi instituída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, como forma de celebrar o quinquagésimo aniversário da fundação LPN (Liga para a Proteção da Natureza), a primeira e mais antiga Associação de Defesa do Ambiente da Península Ibérica.

A comemoração deste dia pretende ser um momento de reflexão sobre a situação do estado de conservação da natureza em Portugal e no Mundo.

As celebrações contam com a realização de diversas iniciativas com o intuito de sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, como por exemplo:

  • limpeza de áreas costeiras e florestais;
  • elaboração de planos de ordenamento e de gestão de áreas protegidas em articulação com o planeamento da conservação da natureza.

A extinção de espécies, a destruição de habitats e o desequilibro dos ecossistemas, têm sido temáticas abordadas em todo o mundo, com o propósito de estimular a sociedade para a preocupação com a biodiversidade e com os diferentes ecossistemas.

Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico, biodiversidade e dentro desta, destaca-se um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético.

A conservação da natureza é assim um assunto de todos e para todos! Só com um trabalho conjunto se podem alcançar bons resultados. Em Portugal temos bons exemplos de conservação da natureza, como o projeto Natural.PT e os projetos de conservação dirigidos ao Lince-Ibérico, à Águia-Imperial e ao Saramugo, todos eles espécies endémicas.

Na NOCTULA também nos preocupamos com o meio ambiente e com a biodiversidade. Neste dia, façamos um esforço consciente para contribuir com esforços locais, nacionais e globais para proteger, conservar e gerir de forma sustentável os nossos recursos naturais.

Fontes: ICNF, Orienvis

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.