Dia Mundial da Conservação da Natureza – 28 de Julho

Ambiente, Blog, Fauna, Flora, Sistemas ecológicos, sustentabilidadeComentários fechados em Dia Mundial da Conservação da Natureza – 28 de Julho209

Dia Mundial da Conservação da Natureza é celebrado todos os anos no dia 28 de Julho.

Este dia, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de incentivar e consciencializar as pessoas para a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação.

Este dia foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1988. Em Portugal a data foi instituída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, como forma de celebrar o quinquagésimo aniversário da fundação LPN (Liga para a Proteção da Natureza), a primeira e mais antiga Associação de Defesa do Ambiente da Península Ibérica.

A comemoração deste dia pretende ser um momento de reflexão sobre a situação do estado de conservação da natureza em Portugal e no Mundo.

As celebrações contam com a realização de diversas iniciativas com o intuito de sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, como por exemplo:

  1. limpeza de áreas costeiras e florestais;
  2. elaboração de planos de ordenamento e de gestão de áreas protegidas em articulação com o planeamento da conservação da natureza.

A extinção de espécies, a destruição de habitats e o desequilibro dos ecossistemas, têm sido temáticas abordadas em todo o mundo, com o propósito de estimular a sociedade para a preocupação com a biodiversidade e com os diferentes ecossistemas.

Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico, biodiversidade e dentro desta, destaca-se um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético.

A conservação da natureza é assim um assunto de todos e para todos! Só com um trabalho conjunto se podem alcançar bons resultados. Em Portugal temos bons exemplos de conservação da natureza, como o projeto Natural.PT e os projetos de conservação dirigidos ao Lince-Ibérico, à Águia-Imperial e ao Saramugo, todos eles espécies endémicas.

Na NOCTULA também nos preocupamos com o meio ambiente e com a biodiversidade. Neste dia, façamos um esforço consciente para contribuir com esforços locais, nacionais e globais para proteger, conservar e gerir de forma sustentável os nossos recursos naturais.


Fonte: ICNF, Orienvis

Related Posts