impacte ambiental no natal

Impacte Ambiental no Natal – Festas felizes

BlogComentários fechados em Impacte Ambiental no Natal – Festas felizes1296

Na época natalícia o consumo aumenta devido às prendas de natal e às festas realizadas um pouco por todo o país. Esse aumento de consumo gera um grande impacte ambiental no Natal, nomeadamente pela elevada quantidade de resíduos que é produzida.

Durante este período, são geradas elevadas quantidades de resíduos orgânicos e de resíduos recicláveis como embalagens, papel, cartão e vidro.

É fundamental fazer as escolhas certas, privilegiando o consumo moderado e a redução de resíduos. Através de pequenos gestos no dia a dia, podemos reduzir os impactes que as nossas escolhas terão no ambiente e dessa forma, diminuir a nossa pegada ecológica.

Para minimizar os impactes ambientais durante a época natalícia, sempre que possível, deve utilizar materiais e utensílios que possam ser reutilizados nos anos seguintes ou, se tal não for possível, estes devem ser recicláveis.

Em relação à alimentação, deve dar preferência a produtos regionais ou nacionais, diminuindo assim a quantidade de combustível gasto no seu transporte e consequentemente o seu impacte ambiental. Evite igualmente o desperdício alimentar. Pense bem na ementa e ajuste-a ao número de pessoas que vai estar presente na refeição.

Depois de abrir os presentes, ficam as embalagens e os papéis de embrulho. Guarde os materiais que puder reaproveitar para outras tarefas e separe os recicláveis para colocar no ecoponto. No dia de Natal deve guardar os resíduos e evitar colocá-los nos caixotes e ecopontos, uma vez que a recolha normalmente é interrompida nesse dia.

Algumas ideias criativas e divertidas para tornares o teu natal mais amigo do ambiente:

Costumas mandar postais?

Neste Natal envia um postal com sementes: Papel Florescente. Basta montar o cenário e esperar que as plantas cresçam. 

Veja aqui qual o processo para a elaboração destes postais super criativos:

Postal Interativo

Este postal interativo é super divertido e tem um final sempre previsível 🙂

Como fazer um embrulho com uma caixa de cereais?

Para quê gastar dinheiro em papel de embrulho quando se podem reutilizar coisas que temos em casa?

Segue estas instruções: http://goo.gl/ycT8If

Achaste estas ideias divertido? Partilha com os amigos! 🙂

A NOCTULA deseja-lhe um Feliz Natal! 

Related Posts