Monitorização do Ambiente Sonoro no âmbito da Instalação de Extensões de Pás

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, ProjetosComentários fechados em Monitorização do Ambiente Sonoro no âmbito da Instalação de Extensões de Pás334

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Monitorização do Ambiente Sonoro após a Instalação de Extensões de Pás

Fase de exploração do Parque Eólico de Penedo Ruivo

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela Monitorização do Ambiente Sonoro na envolvente do Parque Eólico de Penedo Ruivo, após a instalação de Extensões de Pás em 10 aerogeradores. O estudo “Ruído Ambiente” foi desenvolvido tendo em vista a verificação do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído (RGR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro.

A instalação e o exercício de atividades ruidosas permanentes, nas proximidades dos recetores sensíveis estão sujeitos ao cumprimento de dois critérios:

  1. Valores limite de exposição
  2. Critério de incomodidade

Um Parque Eólico em fase de exploração é, segundo o estabelecido no RGR, uma atividade ruidosa permanente, pelo que se encontra obrigada ao cumprimento efetivo destes dois parâmetros.

As medições cumpriram as exigências legais aplicáveis, relativas à regulamentação legal vigente sobre poluição sonora. O Parque Eólico Penendo Ruivo, já tinha sido observado em 2015, com a avaliação de 2 pontos de medição sonora, em zonas consideradas sensíveis. No entanto, com as instalação de Extensões de Pás, os aerogeradores sofrem alterações e nesse sentido, é necessário proceder a novas medições. A nova avaliação dos níveis sonoros e do nível de incomodidade, também consideraram os 2 pontos de ocupação sensível avaliados em 2015.

As medições são suportadas pela Norma Portuguesa NP ISO 1996:2011 partes 1 e 2, Anexo I do Decreto-Lei n.º 9/2007 e IT 026 RevG.

Os procedimentos de medição, consideraram que as condições atmosféricas permitiram uma janela meteorológica homogénea, tendo sido realizadas sempre com céu pouco nublado, a superfície das estradas apresentou-se sempre seca e solo com caraterísticas refletoras (asfalto).

Equipamento utilizado nas medições:

– Sonómetro
– Calibrador sonoro
– Microfone
– Termohigrometro TSI Velocical
– Kestrel

Conclusões do Estudo Sonoro

  1. O ruído do movimento das pás dos aerogeradores foi detetado apenas episodicamente. Nos restantes períodos, as fontes sonoras dominantes foram as naturais (o vento nas folhagens, pássaros, cabras, cães).
  2. Os valores médios obtidos, em todos os pontos e períodos de referência,  relativamente ao parâmetro “Limites de incomodidade”, confirmou que este critério não se aplica.
  3. A atividade do parque eólico Penedo Ruivo também cumpre os “valores limite de exposição” em todos os locais monitorizados.

Comparando os níveis de ruído medidos antes da colocação das extensões de pás e os níveis atuais, concluiu-se que a colocação das extensões nas pás não provocou aumento dos níveis de ruído junto dos recetores sensíveis.

Instalação de Extensões de Pás em Aerogeradores – Parque Eólico Penedo Ruivo

Extensão de pás de Aerogeradores

De forma a aumentar a produção anual de energia de um parque eólico ou de um único aerogerador, têm sido investigadas e testadas várias alternativas.

Através da extensão de pás de cada aerogerador, é possível incrementar a respetiva produtividade sem necessidade de substituição de toda a estrutura, com menores impactes sobre o ambiente e o território do que a instalação de novos aerogeradores, ao mesmo tempo que se racionaliza a utilização das infra-estruturas já existentes.

O projeto de colocação de extensões de pás dos aerogeradores do parque eólico de Penedo Ruivo foi desenvolvido com a intenção de aumentar o rendimento dos aerogeradores instalados em locais sub-óptimos em termos de produção. A extensão inicia-se na ponta da pá e consiste num segmento adicional, estratificado sobre a ponta da pá que se encontra fixa ao rotor.


Energiekontor, promotor do Parque Eólico Penedo Ruivo, desenvolveu o produto Rotor Blade Extensionque permite aumentar o comprimento das pás de aerogeradores e assim aumentar o rendimento de Parques Eólicos.

Veja através deste vídeo, em que consiste o produto RBE – Extensão de Pás.

O atual contexto económico, as preocupações com a otimização de recursos e com o retorno dos investimentos realizados, impulsionou a Energiekontor a apostar na inovação e desenvolvimento de soluções adaptadas a cada local, de forma a, com a máxima eficiência, se conseguir uma interação harmoniosa com o ambiente, a paisagem, a fauna e a flora, integrando desta forma o conceito de Energia Limpa em todas as suas vertentes.

A Extensão de Pás permite o aumento de 2,5 metros no tamanho das pás dos aerogeradores, com investimentos relativamente reduzidos, leva a um aumento de cerca de 9% na capacidade de produção dos aerogeradores já instalados.  Em termos ambientais, poderão levantar-se algumas questões importantes no que diz respeito, por exemplo ao ruído ambiental e o seu nível incomodidade, uma vez que os aerogeradores passarão a ocupar um maior diâmetro.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente, também já foi responsável pela monitorização sonora em outros parques eólicos, como por exemplo, o Parque Eólico da Lameira: http://noctula.pt/monitorizacao-do-ambiente-sonoro-exploracao-parque-eolico/,  Parque Eólico do Guardão: http://noctula.pt/parque-eolico-do-guardao-monitorizacao-do-ambiente-sonoro e o Parque Eólico da Raposeira: http://noctula.pt/parque-eolico-da-raposeira-monitorizacao-do-ambiente-sonoro

Consulte os serviços que a NOCTULA presta na área das Energias Renováveis: clique aqui.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts